Saltar para o conteúdo principal
 
25/06/2013 - 10h01

Mude de assunto sem justificativa para evitar ataques verbais

da Livraria da Folha

Um ataque verbal pode ser tão agressivo quanto a violência física, é o que argumenta Barbara Berckhan no livro "Como se Defender de Ataques Verbais". "Minha experiência como especialista em técnicas de comunicação me ensinou que os comentários mal-intencionados e as indiretas podem deixar feridas profundas que levam anos para cicatrizar.

Dizer 'não' evita que você se torne 'animal de carga', defende autora

Divulgação
Aprenda a se livrar das agressões com técnicas de escritora alemã
Aprenda a se livrar das agressões com técnicas de escritora alemã

Dentre as estratégias propostas, segundo a autora, mudar de assunto sem se justificar é uma das mais eficientes.

O objetivo é não responder ao ataque. Assim, você mostra que é indiferente à provocação. "Evite dar uma resposta que devolva o ataque", escreve a autora. "Quanto mais banal e trivial for o tema escolhido, melhor será o efeito."

"Como se Defender de Ataques Verbais" ensina técnicas para rebater ataques gratuitos, encurtar diálogos desnecessários e conter provocações.

Berckhan também fornece fórmulas para não se envolver emocionalmente em intrigas e reúne sugestões para eliminar a gagueira, o branco e confusão mental que costumam aparecer nos momentos de maior estresse.

Formada em pedagogia e especialista em comunicação, Berckhan trabalha na Alemanha e também assina "A Arte de se Fazer Respeitar".

*

"Como se Defender de Ataques Verbais"
Autora: Barbara Berckhan
Editora: Sextante
Páginas: 112
Quanto: R$ 14,90 (preço promocional*)
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques. Não cumulativo com outras promoções da Livraria da Folha. Em caso de alteração, prevalece o valor apresentado na página do produto.

Texto baseado em informações fornecidas pela editora/distribuidora da obra.

 
Voltar ao topo da página