Saltar para o conteúdo principal
 
10/07/2013 - 16h31

Leia trecho de 'Desenvolva Sua Verdadeira Vocação'

da Livraria da Folha

No livro "Desenvolva Sua Verdadeira Vocação", o consultor Marcus Buckingham traça um plano para reconhecer vantagens e desvantagens pessoais. O autor apresenta um caminho para alcançar o máximo do desempenho e aprimorar habilidades deficientes.

Mestre em ciências políticas e sociais pela Universidade de Cambridge e ex-membro do Conselho da Secretaria de Estado sobre Liderança e Gerenciamento, Buckingham trabalhou no instituto Gallup e atualmente colabora com empresas como Facebook, Kohl's, Hilton, Microsoft e Walt Disney Company.

Buckingham também assina "Destaque-se", "Descubra Seus Pontos Fortes", "Empenhe-Se", "A Única Coisa Que Você Precisa Saber" e "Quebre Todas as Regras".

Abaixo, leia um trecho de "Desenvolva Sua Verdadeira Vocação".

*

OS MELHORES CONSELHOS QUE ALGUÉM PODE LHE DAR

Divulgação
Não nos conhecemos bem o bastante para saber quais são nossos pontos fortes
Buckingham nos ajuda a identificar os nossos maiores interesses

Posso dizer que tive sorte na minha carreira. Depois de me formar em Cambridge, fui para os Estados Unidos trabalhar na área de psicologia. Foi uma decisão arriscada. Deixei minha casa em Londres e me mudei para Lincoln, no Nebraska, onde não tinha amigos, nem família, nem muito dinheiro. Mas deu certo. Ingressei numa empresa excelente, a Gallup, e tive a chance de aprender com um dos grandes nomes da minha área, o falecido Dr. Donald Clifton. A abordagem dele era aproximar ao máximo o processo decisório da execução em si; portanto, desde o início precisei realizar tarefas de grande responsabilidade. Pediam-me que conduzisse seminários, escrevesse relatórios para nossos clientes mais importantes e tomasse decisões sobre como deveríamos usar nosso tempo e nosso dinheiro. Era um trabalho empolgante para um jovem recém-graduado.

Dei tudo de mim, conheci pessoas que me apoiaram muito e, com o passar do tempo, fui desafiado a desenvolver intensamente meus pontos fortes. Meus seminários alcançaram milhares de pessoas. Meus relatórios viraram livros que já venderam mais de três milhões de exemplares e foram traduzidos para 27 idiomas. Discursei ao lado de presidentes, generais, CEOs, e fui até convocado a integrar o comitê do ex-secretário de Estado Colin Powell na área de liderança e gestão. Tem sido uma jornada e tanto.

Olhando para trás, porém, percebo quantos erros cometi ao longo da minha trajetória. Fui treinado nas três verdades fundamentais e as sabia de cor, mas mesmo assim acabei fazendo algumas coisas bem tolas. Houve momentos em que perdi o rumo, em que prestei mais atenção no que o mundo achava que eu devia fazer do que no clamor dos meus pontos fortes. E durante alguns períodos na minha carreira eu me vi executando tarefas de que era capaz, mas que me retardavam e me esgotavam.

Quem dera alguém tivesse me dado conselhos mais realistas a respeito de carreira. Quem dera alguém houvesse me chamado para conversar e dito, com clareza e simplicidade, como o mundo funciona e como eu poderia assumir o controle da minha vida. É claro que ainda assim eu teria cometido alguns erros - todos nós cometemos, mas podemos aprender com isso. De qualquer forma, gostaria que alguém tivesse me mostrado como continuar no caminho dos meus pontos fortes, para poder lutar quando as imposições da vida tentassem me desviar. Veja a seguir os cinco conselhos que eu gostaria de ter recebido.

Os melhores conselhos que alguém pode lhe dar

1. Desempenho é a palavra-chave
Não espere que sua empresa o conheça tão bem quanto você se conhece.

2. Seus pontos fortes não dependem das suas habilidades, assim como seus pontos fracos não dependem das suas limitações
Procure descobrir quais são seus verdadeiros pontos fortes.

3. Quando se trata do seu trabalho, "O quê" triunfa diante do "Por quê" e do "Quem"
Sempre pergunte: "Vou ser pago para fazer o quê?"

4. Você nunca vai encontrar o emprego perfeito
Toda semana, pelo resto de sua vida, faça seu Plano de Força.

5. Você nunca vai transformar seus pontos fracos em pontos fortes
Reconheça seus pontos fracos e neutralize-os.

*

"Desenvolva Sua Verdadeira Vocação"
Autor: Marcus Buckingham
Editora: GMT
Páginas: 112
Quanto: R$ 17,90 (preço promocional*)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques. Não cumulativo com outras promoções da Livraria da Folha. Em caso de alteração, prevalece o valor apresentado na página do produto.

Texto baseado em informações fornecidas pela editora/distribuidora da obra.

 
Voltar ao topo da página