Saltar para o conteúdo principal
 
12/07/2013 - 17h23

Cavaleiro Solitário era chamado de Zorro no Brasil

da Livraria da Folha

Divulgação
Na imagem de "As Aventura de Zorro", o Cavaleiro Solitário e Tonto em 1942
Na imagem de "As Aventura de Zorro", o Cavaleiro Solitário e Tonto

O Cavaleiro Solitário (Lone Ranger, em inglês), de George W. Trendle, ficou conhecido entre os brasileiros, durante algumas décadas, como Zorro.

Livro reúne bizarrices da tradução
Veja como era o Super-Homem em 1948
Cientistas explicam os poderes dos heróis

A confusão entre os heróis aconteceu devido aos problemas de tradução da palavra "ranger" para o português. A popularidade que Don Diego, criado por Johnston McCulley em 1919, desfrutava no Brasil também ajudou nessa escolha.

Famoso em novelas de rádio, no cinema e em séries de TV, John Reid, identidade secreta do Cavaleiro Solitário, tem poucas semelhanças com o aristocrata californiano de capa e espada do século 19.

Divulgação
Armie Hammer e Johnny Depp em cena de 'O Cavaleiro Solitário
Armie Hammer e Johnny Depp em cena de "O Cavaleiro Solitário"

Na produção da década de 1940, "As Aventuras do Zorro - O Cavaleiro Solitário" pode se ver o mascarado ao lado do cavalo e do índio em uma versão mais comportada do que a nova adaptação com John Depp.

Zorro usa espada, algumas vezes um chicote, e é solitário. Reid prefere o revólver e sempre está acompanhado de seu fiel escudeiro Tonto --que, curiosamente, não teve o nome alterado mesmo com a conotação negativa da palavra. Sua montaria, Silver, tem pelo branco. O cavalo de Zorro é representado com pelagem escura, normalmente negra.

Também criado por Trendle, o Besouro Verde (Green Hornet) guarda mais similaridades com o Cavaleiro Solitário. Além da máscara e do chapéu, ambos têm um parceiro não europeu --o asiático Kato é o escudeiro do Bezouro-- e são da mesma família: Britt Reid é a identidade secreta do herói.

Texto baseado em informações fornecidas pela editora/distribuidora da obra.

 
Voltar ao topo da página