Saltar para o conteúdo principal
 
10/09/2013 - 10h19

Leitura e palavras cruzadas diminuem cerca de 30% o risco de Alzheimer

da Livraria da Folha

Dentre as medidas para se ter uma vida longa e saudável, o médico norte-americano Gary Small recomenda que o fortalecimento do cérebro seja a primeira. "Atividades de lazer estimulantes para a mente, como leitura, palavras cruzadas ou jogos de tabuleiro diminuem em cerca de 30% o risco de mal de Alzheimer", diz.

"A pesquisa mais conhecida sobre envelhecimento saudável, o Estudo MacArthur, verificou que pessoas que continuam ativas mentalmente --fazendo quebra-cabeças, lendo livros, jogando cartas ou outros-- tinham uma qualidade de vida e uma expectativa de vida mais longa do que aquelas que viviam sem esses estímulos mentais", conta.

Divulgação
Autor examina a ciência por trás desse programa e nos ensina como aplicá-lo
Autor examina a ciência por trás desse programa e como aplicá-lo

Diretor do Centro de Envelhecimento e do Centro de Pesquisas do Instituto Semel para Memória, Small é autor de "A Ciência da Longevidade", livro que apresenta oito passos para a manutenção da saúde e como aplicá-los no dia a dia.

O autor propõe a diminuição do estresse, a alimentação saudável e a prática de exercícios físicos para a manutenção da flexibilidade e do condicionamento cardiovascular, mas ressalta, constantemente, o papel fundamental da mente para a saúde.

Manter uma atitude positiva em relação aos problemas cotidianos, por exemplo, é outro ponto relevante. Segundo ele, os pessimistas chegam a viver 20 anos a menos em relação aos otimistas.

Envelhecemos todos os dias. Parece óbvio, mas nem sempre nos damos conta disso. Sobre as doenças, os médicos são unânimes quanto à necessidade de cuidados preventivos. Na saúde, "é melhor prevenir", como diz a sabedoria popular.

*

"A Ciência da Longevidade"
Autor: Gary Small
Editora: Agir
Páginas: 352
Quanto: R$ 14,90 (preço promocional*)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques. Não cumulativo com outras promoções da Livraria da Folha. Em caso de alteração, prevalece o valor apresentado na página do produto.

Texto baseado em informações fornecidas pela editora/distribuidora da obra.

 
Voltar ao topo da página