Saltar para o conteúdo principal
 
17/09/2013 - 14h06

Vivemos num mundo de idiotas comandados pela ciência, diz Pondé

da Livraria da Folha

O iluminismo e a Revolução Industrial deram poder à ciência. A razão e a técnica invadiram todas as áreas do cotidiano, tentando deixar a arte mais chata e a vida cheia de regras. Para Luiz Felipe Pondé, uma sociedade obcecada com a vida feliz prometida pelo progresso científico.

"Este é o mundo em que vivemos: povoado por idiotas que comandam o mundo sob a tutela de sua obsessão pela felicidade científica calculando calorias", escreve Pondé em "A Filosofia da Adúltera", livro inspirado pelas questões expostas por Nelson Rodrigues.

Como lembra o autor, a humanidade não é apenas sapiens. Somos levados por impulsos mais fortes do que a racionalidade é capaz de controlar, as paixões. A vontade, elemento intrínseco ao ser humano segundo Schopenhauer.

Divulgação
"Só uma filosofia selvagem se dá ao luxo de dizer a vida como ela é"
"Só uma filosofia selvagem se dá ao luxo de dizer a vida como ela é"

Não apenas na obra de Nelson Rodrigues, mas em Machado de Assis e outros escritores, a adultera desempenha um papel fundamental.

Segundo Pondé, ela é a representação da humanidade em sua miséria, aquela que trai a confiança do marido e dos filhos. Como desgraçada, arquétipo das fraquezas carnais, ela tem uma função catártica.

"Autores assim são viscerais e céticos com relação à autonomia do pensamento para com o corpo", diz. "A eternidade do corpo é ser ele um limite intransponível".

"A Filosofia da Adúltera" reúne ensaios que exploram o lado mentiroso e covarde da humanidade. Uma investigação desapegada de um método, uma conversa do autor com seus próprios fantasmas.

Pondé é doutor em filosofia, colunista da Folha e professor de filosofia e ciência da religião.

*

"A Filosofia da Adúltera"
Autor: Luiz Felipe Pondé
Editora: LeYa
Páginas: 192
Quanto: R$ 31,90 (preço promocional*)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques. Não cumulativo com outras promoções da Livraria da Folha. Em caso de alteração, prevalece o valor apresentado na página do produto.

Texto baseado em informações fornecidas pela editora/distribuidora da obra.

 
Voltar ao topo da página