Saltar para o conteúdo principal
 
07/10/2013 - 20h27

'Particular Cuba' registra a frota de automóveis da ilha de Fidel

da Livraria da Folha

Divulgação
Frota de veículos antigos de Cuba registrados em película com câmeras analógicas
Frota de veículos antigos foi registrada em película com câmeras analógicas

Du Ribeiro, fotógrafo especializado em automóveis, foi convidado pelo governo de Cuba para registrar o litoral da ilha em 1988. Os carros que ainda circulam pelas ruas de Havana, modelos fabricados na década de 1950, se tornaram um atrativo irresistível a Ribeiro.

"Era, de fato, uma cena surrealista a circulação de centenas de carros tão fora de época, ícones máximos do capitalismo repudiado pelos cubanos e marcas inelutáveis dos efeitos do embargo", conta.

"Particular Cuba" traz o registro fotográfico dessa frota de veículos antigos. Ao ver as imagens, o leitor fica com a sensação de que o governo federal poderia criar um programa "Mais Mecânicos" ou trazer alguns funileiros de Havana.

Hoje, o que vemos em Cuba são heranças do passado glamouroso da ilha. Os carros --que um dia foram modelos de luxo-- e os prédios --lugares ocupados por cassinos-- parecem preservar o instante em que Fidel Castro depôs Fulgencio Batista.

Na década de 1950, Havana era o paraíso turístico para celebridades e milionários, tomada por álcool, drogas e prostituição. A cidade era a área de lazer para norte-americanos e mafiosos.

*

"Particular Cuba"
Autor: Du Ribeiro
Editora: Alaúde
Páginas: 120
Quanto: R$ 104,90 (preço promocional*)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques. Não cumulativo com outras promoções da Livraria da Folha. Em caso de alteração, prevalece o valor apresentado na página do produto.

Texto baseado em informações fornecidas pela editora/distribuidora da obra.

 
Voltar ao topo da página