Saltar para o conteúdo principal
 
18/11/2013 - 09h20

No aniversário de 'Calvin e Haroldo', veja tirinhas da dupla

da Livraria da Folha

Divulgação
Calvin e Haroldo, criados por Bill Watterson, completam 25 anos provocando e rindo das esquisitices humanas nos jornais
Calvin e Haroldo, criados por Bill Watterson, completam 28 anos provocando e rindo das esquisitices humanas nos jornais

As tirinhas de "Calvin e Haroldo", criadas pelo norte-americano Bill Watterson, começaram a ser distribuídas para publicação em jornais no dia 18 de novembro de 1985 e foram produzidas até dezembro de 1995, quando o artista anunciou sua aposentadoria da série.

No quadrinho, o sagaz menino de seis anos e seu tigre de pelúcia --que ganha vida na imaginação do protagonista-- passam por situações bem-humoradas, debatem o jeito de ser dos humanos e expõem particularidades e contradições do mundo.

O nome do garoto foi inspirado no teólogo Calvino (1509-1564), um dos responsáveis pelas reformas na Igreja Católica. O tigre, chamado de "Hobbes" na versão original, deriva do filósofo Thomas Hobbes (1588-1679), autor de "Leviatã".

Divulgação
O leitor irá descobrir a origem dos personagens, o processo criativo e as influências do autor
O leitor irá descobrir a origem dos personagens e o processo criativo do autor Bill Watterson

Os dois formam uma das mais famosas duplas dos quadrinhos. Durante o período ativo, as histórias de "Calvin e Haroldo" estamparam as páginas de mais de 2.400 jornais no mundo. Hoje, os livros com antologias e coletâneas da série já venderam mais de 30 milhões de exemplares em todo o planeta.

Seu autor recebeu os principais prêmios dos quadrinhos, como o Harvey Award (oito edições), o prêmio Eisner (duas edições) e Reuben Award (duas edições), todos nos Estados Unidos, e o Angoulême International Comics Festival, na França, entre muitos outros.

Em "Calvin e Haroldo: O Livro do Décimo Aniversário", Watterson apresenta a origem personagens, o processo criativo, as influências e a sua relação de amor e ódio com os jornais.

Abaixo, veja algumas tirinhas de "Calvin e Haroldo (Vol. 6): A Hora da Vingança".

*

Divulgação
Divulgação

Texto baseado em informações fornecidas pela editora/distribuidora da obra.

 
Voltar ao topo da página