Leitor recomenda 'Feliz Ano Velho', de Marcelo Rubens Paiva
da Livraria da Folha
Fábio Lopes recomenda a leitura de "Feliz Ano Velho", de Marcelo Rubens Paiva. "A estrutura dessa obra –alinhando superação e bom humor– é exemplo do que a juventude precisa nos dias de hoje", contou à Livraria da Folha.
Publicado originalmente em 1982 e um dos livros mais vendidos naquela década, "Feliz Ano Velho" é um romance autobiográfico no qual o autor relata como sua vida foi transformada ao mergulhar em um lago raso e quebrar uma vértebra.
Eduardo Knapp/Folhapress |
![]() |
Marcelo Rubens Paiva em seu apartamento na Pompeia |
"'Feliz Ano Velho' é forte exemplo de como o brasileiro consegue lidar com as adversidades da vida e do tempo", disse Lopes.
Nascido em São Paulo em 1959, Marcelo Rubens Paiva mudou-se para o Rio de Janeiro em 1966.
Em 1971, sua casa foi invadida por agentes do serviço secreto do governo militar. Seu pai, Rubens Paiva, foi levado para um depoimento de rotina. Ele nunca mais voltou. O corpo até hoje não foi encontrado.
O autor, então um jovem estudante de classe média alta, sofreu o acidente em 1979. O título foi adaptado para o cinema, por Roberto Gervitz, em 1987, com Marcos Breda, Malu Mader e Marco Nanini no elenco.
Quem quiser compartilhar um bom título com outras pessoas –livros, games, filmes e séries–, basta enviar a sugestão para o e-mail redacao.livraria@grupofolha.com.br com o assunto "Leitor Recomenda". A dica deve trazer o título em português, nome do autor e os motivos pelos quais a obra é relevante para você. Participe!