Saltar para o conteúdo principal
 
15/01/2014 - 17h03

Qual é a segunda maior banda de rock de todos os tempos? Vote

da Livraria da Folha

24.jul.72/Associated Press
ORG XMIT: NYET166 FILE - This July 24, 1972 file photo shows Mick Jagger of the Rolling Stones during a performance in San Francisco. Thursday, July 12, 2012, marks 50 years since Jagger played his first gig with the band. Now in their late 60s and early 70s, the band members are celebrating the anniversary by attending a retrospective photo exhibition at London's Somerset House _ and looking to the future by rehearsing for new gigs. (AP Photo, file)
Mick Jagger, vocalista dos Stones, em São Francisco

Depois dos Beatles, qual é a maior banda de rock de todos os tempos? A Livraria da Folha selecionou dez candidatos, influenciados pela música de Paul, John, George e Ringo, a ocupar o segundo lugar na preferência dos roqueiros.

Abaixo, conheça os concorrentes e escolha o seu favorito.

A banda Rolling Stones, que está ativa há mais de 50 anos, é –os fãs que me desculpem– quase tão famosa quanto os Beatles ou Jesus –os cristãos que me desculpem. O grupo de Mick Jagger, Keith Richards, Ron Wood e Charlie Watts já recebeu diversas vezes a menção de segundo colocado.

Bob Gruen/Divulgação
Integrantes do Led Zeppelin em frente ao avião particular da banda, em 1973. credito: Bob Gruen <M> ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***</M>
Integrantes do Led Zeppelin no aeroporto em 1973

Com Jimmy Page, Robert Plant, John Paul Jones e John "Bonzo" Bonham, os britânicos do Led Zeppelin criaram um som único. Em setembro de 1980, Bonham morreu asfixiado com próprio vômito, supostamente devido ao consumo de grande quantidade de bebida alcoólica.

Criada em 1971, Queen é uma das bandas britânicas mais famosas do mundo –e a concorrência é dura (vide acima... e abaixo). As apresentações de Freddie Mercury, Brian May, Roger Taylor e John Deacon revolucionaram o show business. Mais de 20 anos depois da morte de seu vocalista, a banda conserva popularidade.

U.Dettmar - 11.jan.85/Folhapress
O vocalista Freddie Mercury e o guitarrista Brian May durante apresentacao da banda Queen no primeiro Rock in Rio. (Credito: U.Dettmar -11janeiro 85/Folha Imagem)
O vocalista Freddie Mercury no primeiro Rock in Rio

De Syd Barrett até morte do tecladista Richard Wright, em 2008, estima-se que a banda Pink Floyd tenha vendido mais de 250 milhões de álbuns em todo o mundo. Letras que transmitem problemas existenciais, capas inusitadas, como a de "Ummagumma", assinada por Storm Thorgerson, e música psicodélica e progressiva são as características do Pink Floyd.

Criada no início da década de 1970 pelos irmãos Angus e Malcolm Young, o AC/DC ficou marcado pela morte do vocalista Bon Scott, em 1980. A banda australiana encontrou um novo frontman, Brian Johnson, e seguiu com a carreira de sucesso.

Associated Press
ORG XMIT: 271001_0.tif Música: da esq. para a dir., Roger Waters, com Nick Mason, Syd Barrett e Richard Wright, do Pink Floyd, em março de 1967. (Foto: Associated Press)
Waters, Mason, Barrett e Wright, em março de 1967

Em 1968, Jon Anderson, Chris Squire, Tony Kaye, Peter Banks e Bill Bruford formaram a banda que se tornaria referência em rock progressivo: Yes. O grupo britânico, passou por diversas transformações. Rick Wakeman e Steve Howe já passaram pelo Yes.

"Machine Head", do Deep Purple, é considerado por muitos o álbum que pariu o metal. Mais de quatro décadas depois de seu lançamento, suas músicas ainda recrutam novos fãs para o rock.

Black Sabbath é outra banda responsável pelo heavy metal. Em suas décadas de drogas, sexo, álcool e satanismo, a banda de Tony Iommi construiu, com Ozzy Osbourne, Geezer Butler, Bill Ward, Ronnie James Dio, um novo patamar de histórias malucas do mundo da música.

Divulgação
O cantor Jim Morrison em show da banda Doors no Felt Forum (Nova York) em 1970 - Crdito: Divulgao ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
O cantor Jim Morrison em show do Doors no Felt Forum

Com Jim Morrison no vocal e sem um baixista, The Doors protagonizou algumas apresentações lendárias. O fotógrafo Henry Diltz, que acompanhou a carreira da banda norte-americana, conta que Morrison silenciava a multidão, pois sua voz, "tinha um efeito hipnótico que fascinava". O nome para o grupo foi inspirado no livro escrito por Aldous Huxley (1894-1963), "The Doors of Perception".

O primeiro álbum dos Ramones levou dois dias para ficar pronto, tão rápido quanto as suas músicas. A banda do Queens, em Nova York, que não conseguia tocar outras músicas, criou um estilo inconfundível. Em 2002 os Ramones entraram para o Salão da Fama do Rock and Roll.

VOTE NA ENQUETE

Muitas bandas mereciam estar nesta enquete, como The Who, Velvet Underground, Rush, Sex Pistols, Beach Boys, Kiss, Iron Maiden, Cream e Tenacious D (só para citar algumas). Porém, toda a lista é uma redução, sempre falta alguém. Faremos uma enquete semelhante apenas com músicos brasileiros, por isso nenhum deles aparece aqui.

 
Voltar ao topo da página