Saltar para o conteúdo principal
 
21/01/2014 - 20h36

'O Mesmo Homem' compara Evelyn Waugh a George Orwell

da Livraria da Folha

No livro "O Mesmo Homem", David Lebedoff compara Evelyn Waugh a George Orwell, dois escritores que aparentemente não têm muito em comum, além da naturalidade britânica e da vocação para a literatura. Segundo o autor, o que os une é o mal-estar em relação aos rumos que a modernidade tomou no século 20.

"Ambos viam na vida moderna um inimigo terrível –aversão que não se resumia ao totalitarismo, mas abarcava tudo o que o futuro prometia, mesmo que o totalitarismo fosse derrotado", escreve o autor. "Eles viam o fim do senso comum e do objetivo comum. Viam a futilidade da vida sem raízes e sem fé. Viam o vazio de uma existência cujo único propósito era o consumo de bens materiais".

Reprodução
David Lebedoff revela semelhanças entre Evelyn Waugh e George Orwell
Lebedoff revela semelhanças entre Evelyn Waugh e George Orwell

Waugh, considerado direitista, escrevia romances hilariantes. Casou-se com uma aristocrata e, após o divórcio, converteu-se ao catolicismo.

Orwell, socialista e ateu, viveu entre os miseráveis e a guerra. Casou-se com uma ex-aluna de Tolkien, moça de poucos recursos.

De maneiras diferentes, as obras dos dois escritores apresentaram dilemas morais e políticos que a sociedade enfrentava. Encontraram-se apenas uma vez, pouco antes de George Orwell morrer de tuberculose, no dia 21 de janeiro de 1950.

"Nas obras-primas de suas vidas, escritas para nos alertar para o que estava por vir, eles acabaram se tornando, por incrível que pareça e sob vários aspectos, o mesmo homem".

*

O MESMO HOMEM
AUTOR David Lebedoff
EDITORA Difel
QUANTO R$ 35,20 (preço promocional*)

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.

 
Voltar ao topo da página