Saltar para o conteúdo principal
 
23/01/2014 - 17h12

'Freud com os Escritores' explora relação da psicanálise com a literatura

da Livraria da Folha

Divulgação
As relações da psicanálise com a literatura são o tema de "Freud com os Escritores"
As relações da psicanálise com a literatura são o tema deste livro

Em "Freud com os Escritores", Edmundo Gómez Mango e J.-B. Pontalis examinam a relação do pai da psicanálise com grandes autores, como Shakespeare, Goethe, Schiller, Dostoiévski, Thomas Mann e Stefan Zweig.

Os ensaios de Pontalis e Mango apresentam a influência da literatura nos conceitos psicanalíticos e no pensamento freudiano.

Publicado no Brasil pela Três Estrelas e com tradução de André Telles, o título tem lançamento previsto para 3 de fevereiro e está em pré-venda na Livraria da Folha.

Nascido em 1856, na região da Morávia, Freud estudou medicina na Universidade de Viena e se demonstrava especialmente intrigado com a neurofisiologia. Já graduado, trabalhou no hospital da mesma cidade, quando conheceu Jean-Martin Charcot (1825-93) e o uso da hipnose.

Anos mais tarde, em 1895, publica "Estudo sobre Histeria" em parceria com o médico Joseph Breuer. "A Interpretação dos Sonhos", considerada sua obra mais importante, chega quatro anos depois.

O estudo apresentou ao mundo uma instância da mente que era, até então, ignorada: o inconsciente. O pressuposto foi o estopim de uma revolução teórica que permeou o debate sobre o comportamento humano no século 20.

Com o avanço do nazismo na Europa, em 1936, seus livros foram queimados. Em 1938, com câncer, Freud rumou para a Inglaterra. Morreu no ano seguinte. Quando jovem, ele queria ser filósofo.

*

FREUD COM OS ESCRITORES
AUTOR Edmundo Gómez Mango, J.-B. Pontalis
EDITORA Três Estrelas
QUANTO R$ 39,90 (preço promocional*)

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.

 
Voltar ao topo da página