Saltar para o conteúdo principal
 
27/05/2014 - 11h00

Jornalista conta como atua a 'bancada da bola' no Congresso

da Livraria da Folha

Em 2001, uma CPI presidida pelo senador Álvaro Dias (PSDB-PR) investigou a corrupção no futebol. No Congresso, a "bancada da bola", grupo de deputados federais e senadores que atuam para proteger a CBF, se esforçou para impedir os trabalhos da comissão.

"Os políticos amestrados de Teixeira tinham feito tudo o que podiam para bloquear a CPI", conta o jornalista britânico Andrew Jennings em "Um Jogo Cada Vez Mais Sujo". "Quando esse estratagema fracassou, Sepp Blatter entrou em cena".

Segundo Jennings, Blatter alertou que eles não tolerariam investigações que colocassem em risco as regras do futebol. "Se os senadores convocassem árbitros e dirigentes para depor nas comissões de investigação, o Brasil seria banido do futebol internacional".

Divulgação
Quantos ingressos dos jogos da seleção brasileira foram efetivamente colocados à venda?
Quantos ingressos dos jogos da Copa foram colocados à venda?

Para dificultar o trabalho dos senadores, o autor defende que a CBF "criou" outra CPI, que acabou em junho de 2001 sem a votação de um relatório final.

Um incêndio na Granja Comary em 1999 destruiu documentos, balancetes e relatórios de contas de 1985 a 1994. Devido ao infortúnio, a polícia, os promotores e os juízes não conseguiram aprofundar as investigações.

Com o subtítulo "O Padrão Fifa de Fazer Negócios e Manter Tudo em Silêncio", o livro foi publicado pela Panda Books. A Fifa no Brasil ameaçou processar a editora por "falsas acusações, conteúdo calunioso, conteúdo inverídico e danos à honra e à imagem" caso o título fosse publicado.

Em "Jogo Sujo: O Mundo Secreto da Fifa", publicado pela mesma editora em 2011, o jornalista denunciou esquemas de compras de votos e negociatas milionárias para a escolha de países-sede da Copa do Mundo. Jennings se tornou o primeiro nome na lista negra da Fifa, proibido de participar de qualquer evento oficial da entidade.

*

UM JOGO CADA VEZ MAIS SUJO
AUTOR Andrew Jennings
EDITORA Panda Books
QUANTO R$ 35,90 (preço promocional*)

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.

 
Voltar ao topo da página