Saltar para o conteúdo principal
 
21/07/2014 - 15h23

Gestor deve parecer competente, diz especialista em linguagem corporal

da Livraria da Folha

Apenas competência não basta, o gestor deve parecer competente. Esta é a conclusão de Carol Kinsey Goman, assessora executiva e consultora de gestão. A ideia foi assimilada por estadistas e ditadores dois milênios atrás, quando a sentença "à mulher de César não basta ser honesta, tem de parecer honesta" ganhou fama.

Goman parte do princípio de que a liderança é comunicação em diversos níveis. Portanto, subliminarmente, as pessoas avaliam a sua credibilidade, confiança e simpatia por sinais não verbais. Quanto mais as sua palavras e o seu comportamento se mostrarem delineadas, mais fácil será a maneira de tratar com o seu interlocutor.

Divulgação
Neurociência mostra que a linguagem corporal é crucial para a eficácia da liderança
Neurociência mostra que linguagem corporal é crucial para a liderança

"A mais recente pesquisa na neurociência e psicologia provou que a linguagem corporal é crucial para a eficácia da liderança", escreve na introdução de "Linguagem Corporal dos Líderes".

O livro examina o efeito de detalhes –como postura, prosódia vocal, toque, cheiro, expressão facial e contato visual– numa conversa em qualquer ambiente corporativo. Além de mostrar como ser eficiente ao transmitir uma mensagem, a autora conta como decodificar os sinais dos outros.

"O mais curioso sobre a linguagem corporal é que muitas vezes não sabemos como estamos reagindo a ela", diz. "Podemos formar uma opinião negativa sobre alguém porque essa pessoa é preguiçosa, não nos olha nos olhos (ou olha muito intensamente), ou se posiciona muito perto de nós ao falar".

Por causa da crescente importância da comunicação intercultural e pela revolução da tecnologia visual, segundo Goman, este é um bom momento para colocar em prática a leitura dessa linguagem.

Como terapeuta, Goman passou a se interessar pelos sinais não verbais. Ela também assina "A Vantagem não Verbal: Segredos e Ciência da Linguagem Corporal no Trabalho", publicado no Brasil em 2010 pela editora Vozes.

*

A LINGUAGEM CORPORAL DOS LÍDERES
AUTOR Carol Kinsey Goman
EDITORA Vozes
QUANTO R$ 24,90 (preço promocional*)

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.

-

 
Voltar ao topo da página