Saltar para o conteúdo principal
 
28/07/2014 - 15h50

Barão de Mauá dizia que melhor programa de governo é não atrapalhar

da Livraria da Folha

No século 19, barão de Mauá (1813-89) dizia que "o melhor programa econômico de governo é não atrapalhar aqueles que produzem, investem, poupam, empregam, trabalham e consomem".

Da primeira linha de ferro às primeiras indústrias do Brasil, Mauá participou ativamente de iniciativas pioneiras em um país que vivia da agricultura de exportação. "Se o período de maior otimismo e progresso da Monarquia pudesse ser sintetizado em um rosto, este seria o de Mauá", escreve Jaime Klintowitz em "A História do Brasil em 50 Frases".

Divulgação
 Os autores deste fabulário brasileiro têm rostos, nomes, inspirações e histórias
Os autores deste fabulário têm rostos, nomes e inspirações

O barão de Mauá se tornou visconde, mas seu império desmoronou quando o Banco Mauá foi à bancarrota. Uma filial em Montevidéu causou prejuízo e um efeito dominó que culminou com o pedido de moratória.

"O visconde de Mauá fez algo raro entre os empreendedores arruinados: vendeu o que tinha para saldar as dívidas", conta Klintowitz.

"A História do Brasil em 50 Frases" narra a trajetória do país a partir de declarações que se tornaram célebres. Euclides da Cunha, Fernando Collor de Melo, Jânio Quadros, Juscelino Kubitschek, dom Pedro 1º, Pelé, Nelson Rodrigues, Getúlio Vargas e Lula estão entre os personagens do livro.

Editor-executivo da revista "Veja", Jaime Klintowitz foi chefe de redação do "Jornal do Brasil", secretário de redação do jornal "Última Hora" e editor da revista "IstoÉ" e do suplemento Folhetim, da Folha de S.Paulo.

*

A HISTÓRIA DO BRASIL EM 50 FRASES
AUTOR Jaime Klintowitz
EDITORA LeYa
QUANTO R$ 39,90 (preço promocional*)

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.

-

 
Voltar ao topo da página