Saltar para o conteúdo principal
 
08/12/2014 - 16h31

Budismo nunca cometeu crime para propagar a religião

da Livraria da Folha

As três principais religiões monoteístas do mundo –judaísmo, cristianismo e islamismo– se fundamentam em revelações. Nessas crenças, alguns escolhidos receberam a verdade revelada por Deus, quem a contradiz é herege. Por meio da história, sabemos o que acontece com aqueles que têm opiniões divergentes da fé dominante.

O budismo não se fundamentada em uma revelação divina. Apesar dos mitos agregados ao longo dos séculos, Sidarta, nome do Buda histórico, não se apresentou como um ser superior ou mensageiro do divino.

"Mesmo com o desenvolvimento de várias corrente de pensamento e interpretações das palavras de Sidarta, nenhuma corrente budista foi considerada herética ou castigada por isso", escreve Heródoto Barbeiro no livro "Budismo".

Divulgação
Jornalista fala sobre fé, causas dos sofrimentos e autoconhecimento
Jornalista fala sobre fé, causas dos sofrimentos e autoconhecimento

"O budismo pode se orgulhar de nunca ter cometido crimes para propagar a religião, e a história confirma isso", conta.

Tudo o que é ensinado aos budistas deve ser submetido ao crivo da razão e da experiência. "Não acredite em uma palavra do que digo, experimente. Essa frase é do fundador do budismo", diz Barbeiro.

Questões como aborto, casamento gay ou o uso de células-tronco são entendidos como "parte da intimidade de cada um, e não do campo religioso". O budismo também convive pacificamente com a ciência.

Jornalista, historiador e advogado, Heródoto Barbeiro começou a carreira na televião na década de 1970. Além de participar da criação da rádio CBN, trabalhou por 17 anos na TV Cultura e foi apresentador do programa "Roda Viva". Ele é ancora e editor-chefe do jornal Record News desde 2011.

O livro faz parte de uma coleção publicada pela Bella Editora. A cada volume, um praticante e estudioso da religião apresenta em que acreditam e como veem o mundo. Além de "Budismo", de Barbeiro, foram publicados "Espiritismo", de Alexandre Caldini, e "Islamismo", de Taleb Hussein al-Khazraji, os três primeiros volumes da série.

*

BUDISMO
AUTOR Heródoto Barbeiro
EDITORA Belaletra Editora
QUANTO R$ 24,90 (preço promocional*)

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.

-

 
Voltar ao topo da página