Saltar para o conteúdo principal
 
05/01/2015 - 09h20

No aniversário de Umberto Eco, conheça o escritor

da Livraria da Folha

Reconhecido pela crítica como um mestre do romance histórico, Umberto Eco nasceu em Alessandria, Itália, no dia 5 de janeiro de 1932. Entre outros méritos, o escritor e teórico foi professor de semiótica na Universidade de Bolonha, dedicou-se a estudos sobre a filosofia da linguagem, teoria literária e sociologia da cultura.

Monte sua estante com obras de Umberto Eco

Efe
Escritor italiano Umberto Eco será um dos convidados do evento
Umberto Eco dedicou-se a estudos sobre a filosofia da linguagem

Como escritor, ganhou popularidade mundial graças ao livro "O Nome da Rosa", adaptado para o cinema em 1986. Filme dirigido por Jean-Jacques Annaud, com sir Sean Connery e Christian Slater no elenco.

Entre acadêmicos, o autor já gozava sólida reputação. "Como Se Faz uma Tese" mostra a desenvoltura de Eco ao indicar o caminho das pedras aos estudantes de graduação e pós-graduação. "Fazer uma tese significa divertir-se", afirma.

Em "Cemitério de Praga", o italiano narra um dos mais famosos episódios de falsificação da história: a invenção dos "protocolos dos sábios de Sião", fraude que serviu –e ainda serve– para fundamentar o antissemitismo. Na trama de conspirações e assassinatos, o protagonista, Simone Simonini, se encontra com diversas figuras históricas, como Sigmund Freud, Ippolito Nievo e Garibaldi.

Umberto Eco selecionou alguns dos locais míticos que serviram como matéria-prima para artistas e esotéricos, como Camelot, Atlântida, Lemúria e Eldorado, para exemplificar como a humanidade se mantém fascinada por esses mitos em "História das Terras e Lugares Lendários".

-

 
Voltar ao topo da página