Saltar para o conteúdo principal
 
06/01/2015 - 15h23

Documentário apresenta a interpretação dos sonhos segundo Jung

da Livraria da Folha

Concebido originalmente como uma minissérie de três documentários, transmitido em 1998 pela PBS, "A Sabedoria dos Sonhos" apresenta vida e obra de Carl Gustav Jung e os conceitos da interpretação dos sonhos segundo a psicologia junguiana.

A primeira parte esquematiza e debate as principais contribuições de Jung à psicologia. Na segunda, o espectador acompanha uma análise dos mitos coletivos compartilhados por diferentes culturas. Por fim, analistas junguianos refletem sobre a influência desse pensamento na modernidade.

Os episódios trazem depoimentos e esclarecimentos do próprio Jung, de seus principais colaboradores, de ex-alunos e de especialistas em sua obra. Abaixo, assista a um trecho de "A Sabedoria dos Sonhos".

Assista ao vídeo

Divulgação
minissérie inédita sobre a vida e a obra do psiquiatra suíço Carl Gustav Jung
Minissérie inédita sobre a vida e a obra do psiquiatra suíço C.G. Jung

Apesar de ter sido considerado vaidoso e charlatão, Jung, discípulo direto de Sigmund Freud (1856-1939), é reconhecido como um influente pensador do século 20. Para Jung, os sonhos são fundamentais para o entendimento do inconsciente pessoal e coletivo e dos arquétipos.

Considerado o trabalho mais importante de Freud, "A Interpretação dos Sonhos" apresentou ao mundo uma instância da mente que era, até então, ignorada: o inconsciente. O pressuposto foi o estopim de uma revolução teórica que permeou os debates sobre a mente humana.

Segundo Anthony Stevens, na biografia "Jung", "[Jung] tinha um conhecimento enciclopédico de mitologia, religião, filosofia, gnosticismo e alquimia, sabia inglês, francês, latim e grego, bem como o alemão, sua língua nativa, e conhecia a literatura de cada uma delas".

*

A SABEDORIA DOS SONHOS
DIRETOR Stephen Segaller
DURAÇÃO 159 minutos
QUANTO R$ 39,90 (preço promocional*)

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.

-

 
Voltar ao topo da página