Saltar para o conteúdo principal
 
17/01/2015 - 09h11

No aniversário de Al Capone, conheça a história do gângster

da Livraria da Folha

Alphonsus Gabriel Capone nasceu no Brooklyn, em Nova York, no dia 17 de janeiro de 1899. Al Capone, como ficou conhecido, tornou-se o arquétipo do gângster de sua época.

Pouco mais de 80 anos atrás, pistoleiros a mando de Al Capone abriram fogo contra sete membros da gangue de Bugs Moran, em Chicago, nos EUA.

O episódio ficou conhecido como o "Massacre do Dia dos Namorados" (ou "Massacre do Dia de São Valentim") e entrou para a história como a primeira ação do crime organizado de repercussão nacional naquele país.

Divulgação
Ambientado na década de 1920, filme retrata a história de Al Capone
Ambientado na década de 1920, filme retrata a história de Capone

Capone, chamado de "Scarface" devido às cicatrizes que ostentava na face esquerda, foi um dos criminosos mais notório do período, responsável por encomendar a morte de mais de cem pessoas.

A polícia nunca obteve provas para prendê-lo pelos crimes. O gângster norte-americano foi preso por sonegação de impostos. Na cadeia, descobriu que sofria de sífilis, enlouqueceu e morreu jovem, aos 48 anos.

O livro "Como Eles Morreram" relata a vida, a morte e os "endereços permanentes" de diversas personalidades históricas. Leia, abaixo, um trecho do exemplar sobre Al Capone.

Atenção: o texto reproduzido abaixo mantém a ortografia original do livro e não está atualizado de acordo com as regras do Novo Acordo Ortográfico. Conheça o livro "Escrevendo pela Nova Ortografia".

*

Al Capone

Divulgação
Livro traz os "endereços permanentes" de personalidades da história
Traz os "endereços permanentes" de personalidades da história

Al Capone, o "Scarface" original (chamado assim devido às três cicatrizes que tinha em sua face esquerda), talvez tenha sido o mais famoso de todos os criminosos. Sua vida de crimes começou no Brooklyn e depois, em Chicago, se tornou um dos principais controladores dos pontos-de-venda ilegais de bebida, o que lhe rendia 15 milhões de dólares por ano.

No final dos anos 1920, o agente federal Eliot Ness ficou responsável por desmantelar a gangue de Capone. Após reunir um grupo de dez agentes cuidadosamente escolhidos, os Intocáveis (um apelido se referindo à atitude incorruptível deles) passaram a perseguir os criminosos. Apesar do esforço dos Intocáveis, Ness sempre tinha suas tentativas de combater o gângster frustradas.

A intervenção do governo finalmente ocorreu quando o agente Eddie O'Hare mostrou que Capone não declarava impostos. O governo nunca havia pensado em perseguir Capone por não declarar impostos –esse problema parecia pequeno para um homem que tinha encomendado pelo menos cem assassinatos. Mas era o início do poder da Receita Federal e, em 1931, Capone foi condenado a 11 anos em prisão federal.

Durante exames na prisão, Capone admitiu que havia contraído sífilis alguns anos antes, mas insistiu que já estava curado e recusou-se a fazer um novo exame para saber se ainda estava infectado. Após dois anos, foi transferido para a recém construída prisão Alcatraz e, depois de mais cinco anos, foi encontrado, certo dia, olhando para a parede. Os médicos descobriram que sua sífilis estava em estágio avançado, e Capone passou o ano seguinte no hospital.

Em novembro de 1939, atormentado pela doença, foi determinado que ele estava maluco e não oferecia riscos e, assim, foi solto. O paranóico e maluco Capone foi morar em uma propriedade próxima a Miami Beach, onde continuou a piorar. Fisicamente descoordenado, com a fala enroscada e confusa, Capone pescava por horas, vestindo pijamas. Em 1942, sua doença foi corretamente tratada com penicilina, mas nem mesmo a nova droga conseguiu reverter os danos severos já feitos em seu cérebro.

Capone morreu após sofrer uma hemorragia cerebral enquanto dormia. Aos 48 anos, foi enterrado no Mount Carmel Cemetery, em Hillside, Illinois.

*

COMO ELES MORRERAM
AUTOR Tod Benoit
EDITORA Panda Books
QUANTO R$ 39,90 (preço promocional*)

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.

-

 
Voltar ao topo da página