Saltar para o conteúdo principal
 
27/04/2015 - 20h09

Leia trecho de 'Sonhos Lúcidos: Um Guia para Dominar a Arte de Controlar Seus Sonhos'

da Livraria da Folha

Em "Sonhos Lúcidos", Dylan Tuccillo, Jared Zeizel e Thomas Peisel ensinam como sonhar com o que deseja e ter a sensação de que a experiência está realmente acontecendo. Os autores são fundadores do Dream Labs, uma comunidade que estuda o potencial dos sonhos.

No Brasil, "Sonhos Lúcidos" tem lançamento previsto para o dia 15 de maio e está em pré-venda na Livraria da Folha. Abaixo, leia um trecho.

*

Alcançando a consciência

Divulgação
Imagine poder vivenciar seus sonhos com a mesma consciência que você tem agora
Imagine vivenciar seus sonhos com a consciência que você tem agora

Antes de falar das sutilezas das aventuras nos sonhos, vamos voltar um pouco e responder à pergunta óbvia: o que exatamente é um sonho lúcido? Um sonho lúcido é aquele no qual você tem consciência de estar sonhando - o que não deve ser confundido com um sonho muito vívido. Trata-se de perceber, no momento presente, que você está sonhando, uma súbita epifania interior: "Ei, espere um momento... Estou sonhando!" Você pode estar em um local normalmente impossível ("Puxa, como eu vim parar no Havaí?") ou talvez depare com algo absurdo ("O quê? Um avestruz dirigindo um carro?"). Talvez seu gatilho tenha relação com seu passado ("Epa! Não estou mais na faculdade! Isto só pode ser um sonho!"). Os sonhos lúcidos costumam ser desencadeados por alguma espécie de inconsistência, algo que de repente faz com que o sonhador pare e questione sua realidade.

A partir do momento em que alcançar a lucidez no sonho, você vai se lembrar de toda sua vida e poderá pensar logicamente, tomar decisões e explorar a paisagem onírica da mesma forma que faria com o mundo físico. Também terá influência direta sobre o mundo dos sonhos e seu conteúdo. Enquanto em um sonho comum você reagiria às cegas, incapaz de refletir sobre a situação em que se encontra, com a lucidez você tem as rédeas nas mãos - sua mente está "desperta" o bastante para dar as cartas. Converse com algum personagem, voe sobre uma cadeia de montanhas, respire embaixo d'água, atravesse paredes - esses são apenas alguns exemplos do que pode fazer. Ao deixar o confinamento do corpo físico, você será livre para viajar grandes distâncias, mover-se numa velocidade incrível ou mesmo transcender o tempo como o conhecemos.

Ao perceber que não está separado do mundo interior de seus sonhos, você pode mover, dar forma e mesmo criar objetos do nada. Tudo ao seu redor assume uma relação íntima com você: o mundo em torno é você! Pode parecer exagero, mas não é: as sensações de tato, olfato, visão, paladar e audição parecerão tão vivas no sonho quanto na vida desperta. Se você viu o filme Matrix, tem uma boa ideia de como é esse mundo: um lugar que parece real, mas é apenas uma projeção da mente. No filme, o personagem Morpheus define a realidade: "Se você está falando sobre o que você pode sentir, o que você pode cheirar, o que você pode saborear e ver, o 'real' são simplesmente sinais elétricos interpretados pelo seu cérebro." Só que, ao contrário de Matrix, os sonhos lúcidos não são ficção científica.

Imagine ficar livre de seu corpo físico, deixando para trás coisas bobas como a gravidade. Imagine-se voando, sentindo o ar tocando seu rosto, a falta de gravidade, a quebra de todas as leis newtonianas. Imagine-se vendo e conversando com os habitantes do seu sonho, que lhe dão insights e lhe trazem conhecimentos valiosos sobre a sua vida. Você tem a chance de encontrar, escondida nesse lugar, a sabedoria que pode mudar a sua realidade.

*

Google Plus - Logo

SONHOS LÚCIDOS
AUTORES Dylan Tuccillo, Jared Zeizel e Thomas Peisel
EDITORA GMT
QUANTO R$ 24,90 (preço promocional*)

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.

-

 
Voltar ao topo da página