Saltar para o conteúdo principal
 
30/04/2015 - 11h38

Lista reúne livros sobre a história das drogas e seus efeitos

da Livraria da Folha

O debate sobre o combate ou a legalização das drogas implica em problemas de criminalidade, dependência e liberdade individual. Para informar o leitor, a Livraria da Folha reuniu alguns títulos que discorrem sobre a história dos entorpecentes e seus efeitos.

Divulgação
Criticando os movimentos antidrogas, Hart analisa a relação entre drogas e prazer
Neurocientista critica os movimentos antidrogas

Monte a sua estante com livros sobre drogas
Governos fazem da droga um 'bode expiatório'

"Um Preço Muito Alto" mistura memórias e ciência para criticar movimentos antidrogas e reavaliar a relação entre drogas, prazer, escolhas e motivações. O livro foi escrito por Carl Hart, doutor em psicologia e pesquisador da Divisão de Abuso de Substâncias do Instituto de Psiquiatria de Nova York.

Em "Ouro em Pó: A História de uma das Maiores Apreensões de Drogas do Mundo", Eugene Costello conta os bastidores de uma operação que apreendeu meia tonelada de cocaína. Com o nome de Operação Klondyke, a investigação secreta levou 18 meses para conseguir provas suficientes e levar à prisão alguns dos envolvidos. Como na maioria desses casos, os chefões se safaram.

No livro "O Fim da Guerra", o jornalista Denis Russo Burgierman conta como vários países lidam com o problema da maconha e outras drogas. O objetivo do autor é apresentar modelos eficazes que possam substituir o sistema brasileiro.

Divulgação
Esse livro traça os caminhos percorridos pela Cannabis sativa no Brasil
Autor traça os caminhos da Cannabis sativa no Brasil

"Quebrando o Tabu" avalia décadas de guerra às drogas e de informações equivocadas, violência e fortalecimento do crime organizado. O documentário reúne Fernando Henrique Cardoso, Drauzio Varella, Paulo Coelho e Gael Garcia Bernal, além de ex-chefes de Estado da Colômbia, dos EUA, do México e da Suíça.

Especialista em drogas, Ivan Mario Braun resolveu escrever sobre o assunto com a intenção de informar o público. Seu livro, "Drogas: Perguntas e Respostas", se fundamenta nas principais questões feitas nos ambulatórios e consultórios.

"Drogas" traz história, farmacologia, medicina e direito para apresentar ao leitor o mundo dos remédios e das drogas recreativas. O livro foi escrito por Leslie Iversen, professor de farmacologia da Universidade de Oxford, especialista na interação de mensageiros químicos no sistema nervoso e ex-diretor do centro de pesquisa em neurociência do laboratório Merck.

No volume "Adolescentes: Entre Dependências e Liberdade - Manual de Prevenção para Pais e Educadores", o pedagogo italiano Antonello Vanni sugere estratégias para manter os adolescentes afastados do consumo de substâncias destrutivas e que causam vício, sem no entanto, ignorar a urgência por liberdade deles.

Texto baseado em informações fornecidas pela editora/distribuidora da obra.

-

 
Voltar ao topo da página