Ex-agente da Abin abre a tampa do esgoto
da Livraria da Folha
O título é "Ex-Agente Abre a Caixa-Preta da Abin", mas deveria ser "Ex-agente da Abin Abre a Tampa do Esgoto". Em depoimento ao jornalista Claudio Tognolli, o tenente-coronel André Soares, ex-analista de contrainteligência da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), expõe o funcionamento da arapongagem no Brasil.
Divulgação |
![]() |
Livro traz a público como funciona a nossa arapongagem oficial |
Soares questiona os desmandos e malversações do comando da agência e da cúpula do Sistema Brasileiro de Inteligência (SISBIN), contaminados pelos interesses dos governantes.
Em um período no qual os países necessitam de uma inteligência eficaz para combater ameaças internas e externas, o Brasil se perde em interesses partidários.
"Esta obra revela um outro condão da agência", escreve Romeu Tuma Junior no prefácio à edição. "Aquele segundo o qual até o mais probo e preparado servidor público padece ante a questão do comando, a gestão e o direcionamento dado a produção do conhecimento, nem sempre republicano".
"Não há bem aventurança funcional que resista ao fisiologismo e caráter orgânico, partidário, hoje tão dominantes nas nossas instituições, a ABIN entre elas".
Claudio Tognolli também assina "Assassinato de Reputações" e "50 Anos a Mil". "Ex-Agente Abre a Caixa-Preta da Abin" tem lançamento previsto para o dia 20 de junho e está em pré-venda na Livraria da Folha.
*
![]() |
EX-AGENTE ABRE A CAIXA-PRETA DA ABIN
AUTOR André Soares (em depoimento a Claudio Tognolli)
EDITORA Escrituras
QUANTO R$ 39,90 (preço promocional*)
* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.
-