Saltar para o conteúdo principal
 
10/06/2015 - 16h04

Pulsante em criatividade e contradições, mundo parecia à deriva

da Livraria da Folha

Colapso dos valores morais, concepções políticas antagônicas e irreconciliáveis, invasão de bens de produção em massa na vida cotidiana, aumento da rivalidade entre potências bélicas, terrorismo, imigração, consumismo.

Nunca antes dessa época tantos tratamentos e medicamentos para esgotamento e nervosismo foram criados e comercializados. O mundo parecia à deriva no início do século 20.

Os 15 anos que precederam a Primeira Guerra Mundial apresentaram uma nova ordem mundial instável que pulsava criatividade e contradição. O futuro começou com a Exposição Universal de Paris e culminou com o assassinato de um certo arquiduque.

"Velocidade e euforia, angústia e vertigem eram temas recorrentes entre 1900 e 1914, quando as cidades explodiram em suas dimensões e as sociedades foram transformadas", conta o historiador Philipp Blom em "Os Anos Vertiginosos".

A capa do livro, uma foto tirada no Grand Prix francês de 26 de junho de 1912, ilustra a rapidez das mudanças. A imagem, que virou um símbolo da época, foi considerada um fiasco pelo autor. O fotógrafo, com 18 anos, era Jacques Henri Lartigue.

Divulgação
Conservadores, anarquistas, cientistas e psicopatas misturam-se no novo século
Concepções sociais antagônicas chocaram-se no novo século

"As conversas e artigos de jornal eram dominados pelas rápidas mudanças tecnológicas, a globalização, as tecnologias de comunicação e as mudanças do tecido social", escreve.

Pela primeira vez, as mulheres tinha acesso à educação, queriam trabalhar e ter o direito de votar. Na era industrial, os tradicionais atributos masculinos estavam obsoletos.

O declínio da fertilidade, especialmente na classe média europeia, previa o fim da civilização ocidental. Os homens reagiam com violência para reafirmar antigos valores.

"Os Anos Vertiginosos tiveram muito em comum com nossa época, notadamente sua imprevisibilidade: em 1900, e mesmo em 1914, ninguém tinha certeza de como seria o futuro, de quem deteria o poder, de quais seriam as constelações políticas vitoriosas ou o tipo de sociedade que surgiria de mudanças tão precipitadas".

Se a história se repete, uma guerra sem precedentes nos aguarda.

*

OS ANOS VERTIGINOSOS
AUTOR Philipp Blom
EDITORA Record
QUANTO R$ 59,50 (preço promocional*)

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.

-

 
Voltar ao topo da página