Saltar para o conteúdo principal
 
09/02/2016 - 18h16

'O Adolescente' é considerado um dos cinco grandes romances de Dostoiévski

da Livraria da Folha

Narrado em primeira pessoa pelo jovem Arkadi Dolgorúki, "O Adolescente" apresenta as tentativas do garoto em ser aceito na sociedade russa da época.

Filho ilegítimo de um proprietário de terras com uma serva e criado longe da família em um internato de elite, Arkadi tenta executar o plano que maquinou durante seu isolamento: tornar-se um milionário, "um Rothschild", e superar através da acumulação de capital a sua origem bastarda.

Divulgação
Protagonista se envolve numa luta por heranças, num círculo de intelectuais revolucionários e chantagistas
Protagonista se envolve numa luta por heranças, num círculo de intelectuais revolucionários e chantagistas

No entanto, ao se integrar no mundo dos adultos - onde desponta a figura de seu pai, homem dúbio e sedutor -, o jovem se envolve em uma trama que inclui a luta por heranças, um círculo de intelectuais revolucionários, casamentos por conveniência, chantagistas e uma carta que poderá mudar o destino de todos.

"O Adolescente" é considerado um dos cinco grandes romances de maturidade de Fiódor Dostoiévski. Mesmo revelando toda a genialidade do escritor, a obra não foi bem aceita pela crítica do século 19, que não entendeu sua estrutura moderna, baseada nas memórias do protagonista.

Fiódor Mikhailovich Dostoiévski, um dos maiores nomes da literatura russa e considerado fundador do realismo, morreu em São Petersburgo, na Rússia, no dia 9 de fevereiro de 1881. Nascido em Moscou, Dostoiévski estudou engenharia numa escola militar de São Petersburgo. Aos 23 anos, traduziu uma obra de Balzac. Meses depois escreveu seu primeiro romance, "Pobre Gente".

"O Duplo", segundo romance do escritor, conta a história de um funcionário que se enxerga de forma diferente do que o resto do mundo o vê. O contraste entre estas existências o oprime e o força a dividir sua personalidade em duas partes.

Considerado a sua obra-prima, "Crime e Castigo" narra a trajetória de Raskólnikov, um jovem estudante pobre e desesperado que assassina uma mulher.

Em "O Idiota", o escritor constrói um dos personagens mais impressionantes da literatura universal. Aos 26 anos de idade, o príncipe Míchkin é um homem de grande bondade e inocência, que mescla traços de Jesus Cristo e Dom Quixote.

*

O ADOLESCENTE
AUTOR Fiódor Dostoiévski
TRADUTOR Paulo Bezerra
EDITORA Editora 34
QUANTO R$ 71,90 (preço promocional*)

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.

-

 
Voltar ao topo da página