Saltar para o conteúdo principal
 
19/02/2016 - 14h25

Se você tem cem amigos no Facebook, um pode ser psicopata, diz livro

da Livraria da Folha

No livro "Como Identificar um Psicopata", publicado pela editora Cultrix, a psicóloga forense Kerry Daynes afirma que entre 1% e 3% da população ocidental apresenta tendências psicopatas.

"Em algum momento da sua vida, você vai encontrar alguém que exibe as principais características de um psicopata. Portanto, se você tem cem amigos no Facebook, pelo menos um deles pode ser um psicopata (a menos que todas as suas amizades sejam da prisão; nesse caso, a porcentagem sobe para 15%)", explica.

Divulgação
Sem empatia, psicopatas tentam obter aquilo que querem com doses cavalares de charme e manipulação
Sem empatia, psicopatas tentam obter aquilo que querem com doses cavalares de charme e manipulação

É importante frisar que o livro não deve ser usado como instrumento de diagnóstico. A intenção da autora é ensinar o leitor a reconhecer um comportamento nocivo e identificar os principais sinais de alerta.

Nem todos os indivíduos com tendências psicóticas são assassinos compulsivos, mas são pessoas que você, provavelmente, gostaria de evitar.

"Os psicólogos sabem que existem vários graus de psicopatia. Embora na extremidade superior da escala estejam os assassinos compulsivos e na extremidade inferior existam "anjos" comuns, no meio da escala estão pessoas que talvez não infrinjam as leis, mas que são extremamente lesivas e danosas aos que as rodeiam".

A cada capítulo, o leitor encontra casos reais que servem para exemplificar os graus de psicopatia, de colegas de trabalho altamente agressivos ao amante obsessivo.

A autora ressalta que a única coisa que os psicopatas têm em comum é uma série de problemas emocionais e comportamentos antissociais que podem causar um grande estrago em famílias e organizações.

Sem qualquer resquício de empatia, eles tentam obter aquilo que querem a qualquer custo - geralmente com doses cavalares de charme e manipulação.

"A palavra psicopata significa literalmente 'mente doente', mas, embora possam desenvolver estados temporários de doença mental como outra pessoa qualquer, os psicopatas não são dementes. Eles têm total consciência e controle do seu comportamento. Seus atos são ainda mais assustadores por não poderem ser considerados consequência de uma doença temporária, mas, sim, de uma permanente indiferença fria e calculista em relação aos outros".

Kerry Daynes trabalhou com alguns dos criminosos mais complexos da Inglaterra. Para escrever "Como Identificar um Psicopata", contou com a parceria da jornalista e escritora Jessica Fellowes. No livro, ela destrincha a mente desses indivíduos, detalhando motivos, explicando como o cérebro de um psicopata funciona e o que podemos fazer. Cuidado nunca é demais.

*

COMO IDENTIFICAR UM PSICOPATA
AUTOR Jessica Fellowes e Kerry Daynes
TRADUTOR Mirtes Frange de Oliveira Pinheiro
EDITORA Cultrix
QUANTO R$ 30,90 (preço promocional*)
E-BOOK R$ 23,90 *

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.

-

 
Voltar ao topo da página