Saltar para o conteúdo principal
 
06/04/2016 - 11h49

'Primeiros Contos de Truman Capote' reúne textos inéditos do autor de 'A Sangue Frio'

da Livraria da Folha

Truman Capote sempre quis ser escritor. Certa vez, declarou que aos 11 anos já tentava aperfeiçoar suas habilidades literárias. Publicado pela editora José Olympio, "Primeiros Contos de Truman Capote" reúne 14 textos produzidos pelo autor em sua juventude.

Os artigos foram descobertos em 2013 nos arquivos da Biblioteca Pública de Nova York e antecipam alguns dos temas favoritos do autor: a vida nas pequenas cidades norte-americanas, os tipos do sul do país e as experiências de personagens outsiders.

Divulgação
Artigos foram descobertos em 2013 nos arquivos da Biblioteca Pública de Nova York e antecipam temas favoritos do autor
Artigos foram descobertos em 2013 nos arquivos da Biblioteca Pública de NY e antecipam temas favoritos do autor

Alguns dos textos foram veiculados originalmente pela revista da escola que Capote frequentava. Outros, por outro lado, nunca foram publicados.

A edição inclui um prefácio de Hilton Als, crítico da revista "The New Yorker", e um posfácio de David Ebershoff, responsável pela publicação do livro em inglês.

"Nesses primeiros contos, vemos Capote atraído por figuras que não vivem ou não podem viver no centro de seus respectivos mundos: um sem-teto, crianças solitárias, uma menina mestiça entrando para uma escola de brancos, uma senhora à beira da morte, uma afro-americana do Sul desorientada em Nova York", explica David Ebershoff.

Nascido em 30 de setembro de 1924, em New Orleans, Truman Capote começou a trabalhar como office-boy na redação da revista "The New Yorker" no início da década de 1940, mas foi demitido por ofender o poeta norte-americano Robert Frost.

Após publicar suas primeiras histórias na "Harper's Bazaar", Capote atingiu uma considerável reputação nos meios literários. À época, tinha um pouco mais de 20 anos.

No início dos anos 1960, o já renomado autor enveredou por um caminho ainda pouco explorado, o jornalismo literário. Ao ler no jornal sobre o brutal assassinato de uma família no Kansas, nos Estados Unidos, Capote deixou Nova York e partiu para o local.

O ocorrido foi o famoso crime do dia 15 de novembro de 1959, em que dois homens invadiram a fazenda River Valley em busca de uma fortuna escondida em um cofre, que não existia, e mataram o casal e seus filhos.

Instigado pelo crime, Capote entrevistou testemunhas e acompanhou o desfecho do caso. Após seis anos de pesquisas e visitas ao local, o jornalista lançou "A Sangue Frio".

*

PRIMEIROS CONTOS DE TRUMAN CAPOTE
AUTOR Truman Capote
TRADUTOR Clovis Marques
EDITORA José Olympio
QUANTO R$ 29,90 (preço promocional *)

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.

-

 
Voltar ao topo da página