Saltar para o conteúdo principal
 
04/07/2016 - 14h04

Ex-ministro grego ataca origens da crise econômica em "O Minotauro Global"

da Livraria da Folha

Divulgação
Ex-ministro da Fazenda grego expõe a ganância do sistema financeiro global como a responsável pela crise econômica
Ex-ministro da Fazenda grego expõe a ganância do sistema financeiro global como a responsável pela crise econômica

O ex-ministro da economia da Grécia, Yanis Varoufakis ataca a ganância do sistema financeiro mundial no livro "O Minotauro Global". Para ele essa voracidade é a principal responsável pela mais recente crise econômica.

Na obra da editora Autonomia Literária, Varoufakis se apropria do Minotauro, uma figura da mitologia, para ilustrar essa monstruosidade financeira que não deveria existir e, por tal motivo, vive reclusa em um labirinto, exigindo periódicos sacrifícios dos humanos.

Varoufakis trata do papel central dos Estados Unidos e de Wall Street na absorção dos produtos e do capital financeiro globais entre o fim do sistema de Bretton Woods e a crise de 2008.

Economista e acadêmico, Yanis Varoufakis nasceu em Atenas em 1961. Lecionou nas universidades de Cambridge e Sydney, destacando-se nas áreas de Economia Política e Teoria dos Jogos. Quando retornou para a Grécia em 2000, tornou-se professor da Universidade de Atenas e ativo membro da esquerda do partido Pasok, com o qual rompeu devido à guinada ideológica da agremiação.

Passou a ser uma das vozes mais firmes contra as políticas de austeridade e após ser eleito membro do parlamento grego ocupou o cargo de ministro das Finanças do país. Deixou o governo na esteira da vitória do "não", quando os gregos se recusaram a aprofundar as medidas de austeridade impostas pelas autoridades europeias.

Atualmente está empenhado na construção do Democracy in Europe Movement 2025, o DiEM, uma iniciativa que visa democratizar o continente ao longo dos próximos dez anos, lutando ao lado dos movimentos sociais contra a extrema-direita nacionalista e a tecnocracia da atual União Europeia.

Yanis Varoufakis também é autor de "Conversando Sobre Economia com Minha Filha", da editora Planeta. Mais ideias e artigos dele podem ser conferidos nos livros "A Dívida Pública Portuguesa" e "Proposta Modesta para Resolver a Crise da Zona Euro".

*

O MINOTAURO GLOBAL
AUTOR Yanis Varoufakis
EDITORA Autonomia Literária
QUANTO R$ 42,50 (preço promocional*)

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.

-

 
Voltar ao topo da página