Saltar para o conteúdo principal
 
04/07/2016 - 09h50

'O Mito das Dietas' ajuda a repensar a relação com a comida e emagrecimento

da Livraria da Folha

Divulgação
Livro aborda o papel dos micróbios na relação entre comida e corpo e questiona informações do senso comum
Livro aborda o papel dos micróbios na relação entre comida e corpo e questiona informações do senso comum

Motivo de angústia constante a luta contra a balança muitas vezes é inglória e exaustiva. Há milhões de regimes disponíveis e nem sempre eles surtem aquele efeito esperado ao longo do tempo.

O médico Tim Spector explica os motivos disso no livro "O Mito das Dietas". Ancorado em uma pesquisa que realizou durante quatro anos com 11 mil duplas de gêmeos, o professor de epidemiologia genética do King's College, em Londres, revela que, além da genética individual, os trilhões de bactérias que compõe nossa flora intestinal são responsáveis pela relação do corpo com a comida.

A ideia é tentar desmontar as estratégias de muitas dietas que recomendam deixar de comer certos tipos de alimentos como gorduras, carboidratos ou açúcar. Spector mostra que o emagrecimento e uma vida saudável podem ser mais complexos do que parecem, justamente por conta desses seres microscópios que habitam nossos corpos.

Desde as primeiras páginas o autor adota um tom claro, sem jargões acadêmicos, e questiona o senso comum apresentando curiosidades como o fato de os cubanos consumirem o dobro de açúcar dos americanos, mas serem mais saudáveis que eles ou os franceses apresentam menos problemas cardíacos do que a média mundial mesmo com uma dieta rica em queijos gordurosos.

"Assim, não é surpreendente o fato de ficarmos confusos com todas essas mensagens diferentes e conflitantes - evite refrigerantes, açúcar, sucos, gordura carne carboidratos - e nos sentindo como se tivesse sobrado nada para comermos além de alface.", escreve.

Spector aborda no livro como as bactérias são essenciais não apenas para processar a comida, mas também para controlar a quantidade de calorias ingeridas por cada indivíduo, para fornecer enzimas e vitaminas ao organismo, e também para garantir o bom funcionamento do sistema imunológico e apresenta os fatores que levam a diminuição da diversidade de bactérias no intestino do homem moderno, o que impacta diretamente o peso e a saúde em geral.

*

O MITO DAS DIETAS
AUTOR Tim Spector
EDITORA Alaúde
QUANTO R$ 33,90 (preço promocional*)

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.

-

 
Voltar ao topo da página