Saltar para o conteúdo principal
 
25/07/2016 - 17h56

Livro desnuda história de bastidores da 'Playboy'

da Livraria da Folha

Divulgação
Time de profissionais incluindo fotógrafos e jornalistas revela histórias de bastidores da revista Playboy no Brasil
Time de profissionais incluindo fotógrafos e jornalistas revela histórias de bastidores da revista Playboy no Brasil

Uma das revistas mais cultuadas no mundo e responsável no Brasil por desnudar celebridades, a Playboy tem agora histórias de 40 anos de bastidores reveladas no livro "Histórias Secretas, que sai pela Panda Books.

Com prefácios de Juca Kfouri e Luciano Huck o livro trata do período em que a publicação esteve a cargo da editora Abril e fala desde o seu início até a derradeira edição de dezembro de 2015.

O livro traz o depoimento de 15 profissionais que atuaram na redação da revista. São relatos de fotógrafos, editores, jornalistas, escritores e diretores da Playboy.

Profissionais como J.R. Duran, Carlos Maranhão, Humberto Werneck, Ruy Castro, Marcelo Duarte, Nirlando Beirão, Ricardo Setti e Maurício Nahas contribuem com depoimentos sobre negociações com as famosas, reuniões de pauta, entrevistas.

Fotos históricas como a de Adriane Galisteu se depilando são relembradas assim como o ensaio nunca publicado com Alina Fernández Revuelta, filha de Fidel Castro.

Edson Aran, que dirigiu a publicação entre 2006 e 2013 e um dos editores que passou mais tempo na revista fala sobre a fórmula da revista, o que deu e o que não deu certo no modo de fazer. Ele critica a "fogueira das vaidades" nos corredores da Abril, ataca a idealização do "glamour" da revista e credita ao espírito do tempo parte do sucesso da Playboy.

"Tudo o que acontece no Brasil de hoje é uma reação conservadora à década de 1980, essa sim revolucionária e iconoclasta. E a Playboy foi fomentadora e beneficiária dessa efervescência cultural. Posar nua era cool e era libertador", escreve.

"Já o sucesso comercial da década de 1990 foi sustentado pela adesão da revista às "famosas" e também pela estabilização da moeda a partir de 1994, com o Plano Real", pondera.

A Playboy voltou a circular no Brasil em abril deste ano, editada pela empresa paranaense PBB Entertainment.

*

HISTÓRIAS SECRETAS
EDITORA Panda Books
QUANTO R$ 33,90 (preço promocional*)

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.

-

 
Voltar ao topo da página