Saltar para o conteúdo principal
 
26/07/2016 - 15h50

Jornalista conta histórias por trás de fotografias famosas em "O Instante Certo"

da Livraria da Folha

Divulgação
Em 'O Instante Certo' a jornalista Dorrit Harazim conta histórias de bastidores de fotografias célebres
Em 'O Instante Certo' a jornalista Dorrit Harazim conta histórias de bastidores de fotografias célebres

A jornalista Dorrit Harazim avisa na introdução da obra: à primeira vista o personagem central dos textos aqui reunidos é a fotografia, mas, prossegue, não é bem isso.

Nas palavras da própria autora, "O Instante Certo" é uma coletânea de histórias por trás das imagens. E, como ela define, por não se tratar de um livro sobre fotografia nem pretender apontar caminhos ou listar os mestres ele é mais voltado aos curiosos em geral.

Lançado pela Companhia das Letras, o livro traz curiosidades sobre fotografias célebres e foca muito mais no olhar humano do que em aspectos técnicos - indo além dos jogos de luzes e sombras e mergulhando nas narrativas que as fotografias revelam ou ocultam.

A obra aborda o papel e a importância da fotografia na história do mundo e como seu impacto ajudou a transformá-lo. Destaca por exemplo, registros da Guerra Civil Americana - que mostram os avanços tecnológicos da fotografia e de como eles mudaram a reportagem de guerra.

Harazim resgata a história de uma série de retratos de um casamento inter-racial que ajudou a alterar a visão de uma nação sobre seu próprio racismo e dedica um dos capítulos à trajetória de Sebastião Salgado.

Um dos momentos mais emocionantes do livro é sobre história do fotógrafo que registrou os pertences de dezenas de internos de uma instituição psiquiátrica desativada. São malas, bolsas e inúmeros cacarecos, um labirinto pessoal e afetivo de gente que foi esquecida e abandonada pelo tempo, e cujas memórias são resgatadas por essas imagens.

*

O INSTANTE CERTO
AUTORA Dorrit Harazim
EDITORA Companhia das Letras
QUANTO R$ 51,90 (preço promocional*)

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.

-

 
Voltar ao topo da página