Saltar para o conteúdo principal
 
29/12/2016 - 12h02

Segundo Blaise Pascal, acreditar em Deus é mais vantajoso do que ser ateu

da Livraria da Folha

Divulgação
Livro explica conceitos e teorias da Filosofia em linguagem clara e de fácil compreensão
Livro explica conceitos e teorias da Filosofia em linguagem clara e de fácil compreensão

De acordo com Blaise Pascal, físico, matemático, filósofo moralista e teólogo francês, acreditar na existência de um Deus cristão traz muito mais vantagens do que não acreditar. O pensamento é resumido no livro "Filosofia" (Publifolha), que apresenta 50 conceitos e teorias fundamentais explicados de forma clara e rápida.

Blaise Pascal contribuiu decisivamente em suas áreas de atuação. O "Teorema de Pascal", por exemplo, foi formulado por ele quando tinha apenas 16 anos. Ele era um grande jogador e, de acordo com o livro, "desenvolveu uma maneira de determinar o valor monetário de uma aposta com base nas probabilidades". Foi com essa lógica que ele afirmava que decidir acreditar ou não em Deus é como uma aposta de jogo.

"Se Deus existe, a consequência de acreditar nele é a felicidade eterna, ao passo que o inferno aguarda pelos ateus e agnósticos. Por outro lado, se Deus não existe, a consequência de acreditar nele é, na pior das hipóteses, viver uma vida correta e religiosa, ao passo que a consequência de não acreditar nele é continuar levando a vida da mesma forma", explica o livro. Assim, a melhor aposta, nesse caso, é acreditar.

"Filosofia" traz as respostas para perguntas sobre as mais importantes teorias da área, explicadas de modo acessível e fácil de entender. Editado por Barry Loewer, chefe do Departamento de Filosofia da Rutgers University, nos Estados Unidos, o livro faz parte de uma série publicada pela Publifolha cujos outros volumes são "Arquitetura", "Matemática" e "Psicologia".

*

FILOSOFIA
AUTOR Barry Loewer
TRADUTOR Ricardo Ploch
EDITORA Publifolha
QUANTO R$ 39,50 (preço promocional*)

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.

-

 
Voltar ao topo da página