Saltar para o conteúdo principal
 
13/01/2017 - 11h21

Ensaio de Heinrich Mann sintetiza filosofia de Nietzsche

da Livraria da Folha

Divulgação
Escritor, ensaísta e militante político Heinrich Mann tornou-se um dos maiores opositores de fascistas e nazistas
Escritor, ensaísta e militante político Heinrich Mann tornou-se um dos maiores opositores de fascistas e nazistas

Entre a ascensão de Hitler e o início da Segunda Guerra Mundial, o escritor alemão Heinrich Mann escreveu "Nietzsche", ensaio publicado agora no Brasil pela editora Três Estrelas, do Grupo Folha.

Na obra, o intelectual faz uma síntese do pensamento do filósofo e critica a visão nazista de que Nietzsche teria antecipado o projeto do Terceiro Reich.

Nascido em 1871, Heinrich Mann tinha pouco menos de trinta anos quando Nietszche morreu em 1900. Leitor de suas obras, foi influenciado por suas ideias desde a juventude.

No texto, o escritor descreve Nietzsche como um homem apaixonado pelo conhecimento e pela liberdade, um inimigo feroz das mitologias políticas de seu tempo, um pensador a quem horrorizava a escravização dos homens, inclusive dos trabalhadores.

Heinrich Mann foi o primeiro a abraçar a carreira literária na família Mann, lar de seu irmão Thomas Mann e o filhos deste, Klaus e Golo Mann. Em 1905, publicou sua obra prima, "Professor Unrat ou O Fim de Um Tirano", que deu origem ao filme "O Anjo Azul" estrelado por Marlene Dietrich.

O livro tem apresentação de Werner Heidermann, professor de língua e literatura alemãs na Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis.

*

NIETZSCHE
AUTOR Heinrich Mann
EDITORA Três Estrelas
QUANTO R$ 19,90 (preço promocional*)

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.

-

 
Voltar ao topo da página