Saltar para o conteúdo principal
 
24/03/2017 - 10h13

Conheça lançamentos para entender a União Soviética

da Livraria da Folha

No ano que marca o centenário da Revolução Russa, ocorrida em 1917, as editoras preparam uma série de lançamentos com informações e relatos que ajudam a entender os principais acontecimentos que levaram ao regime comunista da União Soviética.

Para quem se interessa pelo assunto, a Livraria da Folha selecionou alguns dos principais lançamentos dos últimos meses. Confira a lista com os títulos a seguir.

Cortina de Ferro

Divulgação

Com base em documentos inéditos e dezenas de entrevistas, a historiadora e jornalista Anne Applebaum revela como se deu a ocupação soviética do Leste Europeu.

O Túmulo de Lênin

Divulgação

O jornalista David Remink, atual diretor da revista "New Yorker", acompanhou a desintegração do império soviético entre 1985 e 1991, período em que foi correspondente do "Washington Post". Publicado originalmente em 1993, o livro é um relato baseado nas centenas de reportagens que o autor produziu à época.

O Fim do Homem Soviético

Divulgação

A exemplo de seu "Vozes de Tchernóbil", a jornalista ucraniana vencedora do prêmio Nobel Svetlana Aleksiévitch reúne relatos de pessoas que viveram o período da União Soviética e como foi a passagem para o sistema capitalista.

A Revolução das Mulheres

Divulgação

O livro destaca a atuação das mulheres na Revolução de Fevereiro, que pavimentou o caminho para a Revolução de Outubro. Resgata os acontecimentos da marcha de 8 de março de 1917, que reuniu mais de 90 mil mulheres contra o tsar Nicolau 2º e a participação do país na Primeira Guerra Mundial.

A Maldição de Stálin

Divulgação

O historiador Robert Gellately examina o papel central desempenhado por Stálin no trabalho de implementar o comunismo na Europa e em todo o mundo. O livro revela as origens de sua crescente influência internacional, iniciada nos primeiros dias da Segunda Guerra Mundial e que permanece mesmo após sua morte, em 1953.

Stálin - Paradoxos do Poder - 1878-1928

Divulgação

Analisa a atuação de Stálin e o que o levou a lançar o plano de coletivização da agricultura e da indústria por toda a União Soviética. Primeiro de três volumes que serão lançados pela editora Objetiva, o livro apresenta um retrato da chegada de Stálin ao poder.

Os Romanov - 1613- 1918

Divulgação

Em 920 páginas, o premiado historiador Simon Sebag Montefiore revela as histórias da família que governou a Rússia por séculos. De Ivan, o Terrível, a Tolstói, da Rainha Vitória a Lênin, o livro narra como se deu a construção de um império repleto de conspirações palacianas, rivalidades familiares, excessos sexuais e extravagâncias selvagens.

*

-

 
Voltar ao topo da página