Saltar para o conteúdo principal
 
15/09/2017 - 09h01

Cartas e trechos de diários revelam intimidade de oficial nazista

da Livraria da Folha

Divulgação
Documentos revelam detalhes sobre a vida privada do oficial nazista Heinrich Himmler e expõem a lógica do raciocínio antissemita
Documentos revelam detalhes sobre a vida privada do oficial nazista Heinrich Himmler e expõem o raciocínio antissemita

Publicado pela editora Record, "Heinrich Himmler - Cartas de um Assassino em Massa" reúne uma série de documentos que expõe a intimidade do líder nazista responsável pelo terror, perseguição e extermínio dos judeus da Europa.

O livro traz correspondências dele com sua mulher Margarete Siegroth, além de trechos de diários do casal e de Gudrun, sua filha. Os materiais foram encontrados junto com documentos pessoais do nazista em Tel Aviv, Israel, muitos anos depois do fim da Segunda Guerra.

O casal se conheceu em 1927, tendo em comum o antissemitismo e o sonho de viver no campo. Tiveram uma filha dois anos depois.

Os textos tratam da vida cotidiana de uma família aparentemente comum - o pai que trabalha fora, a mãe que cuida da casa, a filha com dificuldades no colégio -, mas exibem o racismo e antissemitismo dos nazistas, os privilégios que tinham durante a guerra e a crença de que a Solução Final não era nada além da coisa correta a se fazer.

Uma parte deste acervo foi utilizada no documentário "Um Homem Decente", da cineasta israelense Vanessa Lapa, exibido no Festival de Berlim de 2014.

O livro é organizado e comentado pelo historiador Michael Wildt e pela escritora Katrin Himmler, sobrinha-neta do oficial.

*

HEINRICH HIMMLER - CARTAS DE UM ASSASSINO EM MASSA
AUTORES Michael Wildt e Katrin Himmler
EDITORA Record
QUANTO R$ 66,90 (preço promocional*)

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.

-

 
Voltar ao topo da página