Saltar para o conteúdo principal
 
16/03/2018 - 16h40

Livro apresenta brasileiras e estrangeiras que contribuíram na luta feminista

da Livraria da Folha

Divulgação
Livro traz perfis de mulheres de diferentes áreas de atuação que contribuíram e contribuem para o avanço do feminismo
Livro traz perfis de mulheres de diferentes áreas de atuação que contribuíram e contribuem para o avanço do feminismo

"Celebrar o passado é responsabilidade de quem está comprometido com a construção do futuro", escreve a jornalista Nana Queiroz na apresentação de "Lute Como uma Garota".

O livro, lançado pela editora Cultrix, reúne o perfil de 60 mulheres, 45 estrangeiras e 15 brasileiras que contribuíram e contribuem com o avanço das lutas feministas ao redor do globo.

Com prefácio da historiadora Mary Del Priore, que contextualiza o surgimento e os desdobramentos das reivindicações por direitos pelas mulheres, o livro foi elaborado pelas jornalistas Laura Barcella e Fernanda Lopes.

Nas páginas, nomes carimbados do cenário pop como Frida Kahlo, Madonna e Beyoncé dividem o espaço com feministas consagradas como as filósofas Angela Davis e Simone de Beauvoir e a física Marie Curie.

Na seleção de perfiladas destacam-se ainda Yayoi Kusama, Anita Hill, Rosa Parks, Oprah, Kathlee Hanna, Margaret Cho e Malala Yousafzai.

O time de brasileiras traz Sueli Carneiro, Maria da Penha, Chiquinha Gonzaga, Pagu, Clarice Lispector, Anália Franco, Leila Diniz, Rose Marie Muraro e Djamila Ribeiro.

Jornalista formada pela Faculdade Casper Líbero, Fernanda Lopes foi colaboradora em veículos como "O Estado de S. Paulo" e publicações da Editora Abril. Atua como repórter e mora em São Paulo.

A escritora americana Laura Barcella escreve artigos para o "The New York Times", "The Washington Post", "Marie Claire", entre outros. Especialista em cultura pop, feminismo e estilos de vida, mora em São Francisco, na California.

Nana Queiroz é jornalista, escritora e autora do livro "Presos que Menstruam".

*

LUTE COMO UMA GAROTA
AUTORAS Laura Barcella e Fernanda Lopes
EDITORA Cultrix
QUANTO R$ 40,50 (preço promocional*)

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.

-

 
Voltar ao topo da página