Saltar para o conteúdo principal
 
18/04/2018 - 09h01

Conheça 10 livros para entender a Guerra da Síria

da Livraria da Folha

Em um momento de acirramento internacional em torno da Guerra da Síria, a Livraria da Folha selecionou alguns títulos sobre o conflito armado para quem quer se inteirar mais sobre o assunto. Confira aqui.

A seleção inclui títulos de não ficção, ficção e até uma história em quadrinhos. Veja abaixo.

*

EU VENHO DE ALEPO

Divulgação

Quando a guerra civil na Séria se intensifica, Joude Jassouma, um jovem professor de francês recusa-se a entrar na luta. Na obra, ele fala sobre a saga para deixar o país ao lado da mulher e Aya, e sua filhinha, Zaine.

*

LUA DE MEL EM KOBANE

Divulgação

A jornalista Patrícia Campos Mello conta a história de um casal de sírios que se apaixonou pela internet e arriscou a vida ao decidir se instalar na cidade de Kobane, sitiada pelo Estado Islâmico

*

DIÁRIOS DE RAQQA

Divulgação

Por meio de uma conexão clandestina de internet, Samer conseguiu enviar trechos de seu diário para um repórter da BBC. A narrativa tem inicio quando o Estado Islâmico toma a cidade onde o autor vive.

*

KOBANE CALLING

Divulgação

Viajando como enviado de um jornal italiano, o quadrinista Zerocalcare atravessa os confins da Turquia, do Iraque e do Curdistão Sírio para chegar à cidade de Kobane ao encontro do exército de mulheres curdas, que luta contra o avanço do Estado Islâmico.

*

NAS SOMBRAS DO ESTADO ISLÂMICO

Divulgação

Sem encontrar muito sentindo em sua vida, uma mulher francesa deixa os subúrbios de Paris, onde atuava como assistente social e se junta ao Estado Islâmico em Raqqa. Lá é feita de prisioneira. No livro ela narra a saga para deixar o país com a ajuda do marido

*

O CARA MAIS ESPERTO DO FACEBOOK

Divulgação

Como forma de desabafar sobre a eclosão da guerra na Síria, o ferreiro Abud Said postava quase diariamente em sua página no Facebook textos poéticos, críticos e provocativos, que chamaram a atenção de escritores e intelectuais no mundo inteiro e acabaram sendo publicados como e-book na Alemanha, onde ele vive hoje como asilado político.

*

O MENINO DE ALEPO

Divulgação

O romance conta a história de um menino que sofre de Síndorme de Asperger e vive uma vida tranquila com a família em Alepo até estourar o conflito. Com os irmãos convocados para o exército, os pais desaparecidos e a cidade sitiada, o garoto e a irmã mais velha, sua melhor amiga e guardiã, tentam cruzar o país para tentar encontrar com os irmãos em Damasco.

*

DIAS DE INFERNO NA SÍRIA

Divulgação

Com a missão de registrar a realidade da guerra civil na Síria, iniciada em março de 2011, o jornalista Klester Cavalcanti narra como saiu de São Paulo em maio de 2012 e acabou preso pelas tropas oficiais, chegando até a ser torturado.

*

NUJEEN

Divulgação

Escrito em parceria com a jornalista Christina Lamb, "Nujeen" conta a história de como a adolescente de 17 anos conseguiu deixar o país apesar da locomoção limitada à cadeira de rodas após sua cidade se transformar em palco para o combate entre soldados curdos e militantes do Estado Islâmico.

*

DIÁLOGOS DE SAMIRA

Divulgação

Nascidos em países tão distantes entre si, quanto Brasil e Síria, Samira e Karim envolvem-se em uma experiência que vai mudar suas visões de mundo. Por meio da troca de mensagens, os dois vivenciam uma das mais importantes propostas do ser humano: o desafio de conhecer e aceitar o outro.

-

 
Voltar ao topo da página