Saltar para o conteúdo principal
 
10/06/2018 - 10h30

Marcia Tiburi destaca potência transformadora do feminismo

da Livraria da Folha

Divulgação
Marcia Tiburi convida leitores e leitoras a repensarem estruturas do patriarcado a partir do feminismo
Marcia Tiburi convida leitores e leitoras a repensarem estruturas do patriarcado a partir do feminismo

A professora e filósofa Marcia Tiburi promove uma reflexão sobre a potência transformadora e libertadora do feminismo no livro "Feminismo em Comum".

O livro chega ao mercado pelo selo Rosa dos Tempos, que ganha um relançamento da editora Record. Fundada por Rose Marie Muraro e Ruth Escobar em 1990, a marca reestreia com a promessa de oito obras a serem lançadas ao longo de 2018.

No novo título, Tiburi discute o feminismo como o desejo e a via para uma democracia radical voltada à luta por direitos de "todas, todes e todos" que padecem sob injustiças sistematicamente armadas pelo patriarcado.

"Todas porque quem leva essa luta adiante são as mulheres. Todes porque o feminismo liberou as pessoas de se identificarem como mulheres ou homens e abriu espaço para outras expressões de gênero - e de sexualidade - e isso veio interferir no todo da vida. Todos porque luta por certa ideia de humanidade e, por isso mesmo, considera que aquelas pessoas definidas como homens também devem ser incluídas em um processo realmente democrático", escreve Tiburi na obra.

A autora procura mostrar como o patriarcado é um sistema profundamente enraizado na cultura e nas instituições. Sua estrutura é baseada na crença de uma verdade absoluta, que sustenta a ideia de haver uma identidade natural, dois sexos considerados normais, a diferença entre os gêneros, a superioridade masculina e a inferioridade das mulheres.

Na obra, Marcia Tiburi convida leitores e leitoras a repensarem essas estruturas e a levar o feminismo muito a sério, para além de modismos e discursos prontos.

Marcia Tiburi estudou artes e filosofia. É autora de livros como "Ridículo Político", "Filosofia em Comum", "Filosofia Prática", "Como Conversar com um Fascista" e "Uma Fuga Perfeita É Sem Volta", entre outros.

*

FEMINISMO EM COMUM
AUTORA Marcia Tiburi
EDITORA Rosa dos Tempos
QUANTO R$ 17,90 (preço promocional*)

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.

-

 
Voltar ao topo da página