Saltar para o conteúdo principal
 
29/06/2018 - 11h22

Livro ensina a preparar nhoque de abóbora com brócolis e cebola roxa

da Livraria da Folha

Divulgação
Livro traz receitas para quem pensa em diminuir quantidade de carne consumida no dia a dia e opções para pescetarianos
Livro traz receitas para quem pensa em diminuir quantidade de carne consumida no dia a dia e opções para pescetarianos

Publicado pela editora Alaúde, o livro "Quase Vegetariano" é indicado para quem quer diminuir o consumo de carne no dia a dia.

Dividido em cinco capítulos, a proposta é incentivar o consumo de legumes, verduras, frutas, oleaginosas e grãos nas refeições.

São mais de 100 receitas que privilegiam ingredientes frescos e naturais nas quais os vegetais são o centro das atrações e carnes brancas são coadjuvantes.

O capítulo "Para os Pescetarianos", por exemplo, traz receitas com peixes e frutos do mar, com algumas opções de substituição.

Já em "Segundas sem Carne", pratos que usualmente levam carne são preparados apenas com vegetais. É o caso do nhoque de abóbora com brócolis e cebola roxa.

De caldos a leites vegetais, passando por iogurte de acastanhas e maionese de amêndoas, o livro ensina como utilizar talos e folhas, combinar temperos e especiarias, aproveitar as sobras, incrementar saladas e diversificar o preparo dos vegetais.

Veja abaixo como preparar o nhoque de abóbora com brócolis e cebola roxa.

*

Divulgação
Nhoque de abóbora com brócolis e cebola roxa; receita do livro "Quase Vegetariano"
Nhoque de abóbora com brócolis e cebola roxa; receita do livro "Quase Vegetariano"

NHOQUE DE ABÓBORA COM BRÓCOLIS E CEBOLA ROXA
PRÉ-PREPARO + COZIMENTO 30 MINUTOS | PARA 4 PESSOAS

As hortaliças crucíferas, como os brócolis, têm papel importante na alimentação, oferecendo uma gama de nutrientes e antioxidantes que ajudam a prevenir o câncer. Você pode substituir os brócolis por couve, que é da mesma família.

INGREDIENTES

500 g de nhoque de abóbora comprado pronto
1 colher (sopa) de azeite
2 cebolas roxas médias (340 g) cortadas em 6 pétalas
60 g de manteiga
1 dente de alho amassado
2 colheres (chá) de tomilho fresco
200 g de brócolis cortados ao meio no sentido do comprimento
40 g de queijo de cabra (macio) esfarelado

MODO DE PREPARO

1 Cozinhe os nhoques em uma panela grande com água fervente, sem tampar, até ficarem macios. Escorra, reservando ¾ de xícara (180 ml) do líquido do cozimento. Espalhe-os sobre uma assadeira, formando uma camada única.

2 Leve uma frigideira grande ao fogo alto. Esquente o azeite e refogue a cebola, mexendo de vez em quando, até ela murchar. Retire-a da frigideira.

3 Devolva a frigideira ao fogo alto com metade da manteiga; junte metade da quantidade de nhoques; refogue-os na manteiga por 3 minutos até dourarem. Retire-os da frigideira. Repita o processo com o restante da manteiga e dos nhoques.

4 Na mesma frigideira, desta vez em fogo médio, devolva a cebola refogada e junte o alho, o tomilho e os brócolis; refogue, mexendo sempre, ate os brócolis ficarem quase macios. Devolva os nhoques à frigideira junto com um pouco da água do cozimento, o suficiente para cobri-los; tempere com sal a gosto. Espalhe o queijo de cabra por cima e sirva.

Dica Na etapa 4, substitua a água do cozimento por ⅔ de xícara (160 ml) de creme de leite fresco.

*

QUASE VEGETARIANO
EDITORA Alaúde
QUANTO R$ 59,90 (preço promocional*)

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.

-

 
Voltar ao topo da página