Saltar para o conteúdo principal
 
02/07/2018 - 13h46

Livro apresenta história econômica, social e cultural de Israel

da Livraria da Folha

Divulgação
Do fim do século 19 ao início dos anos 2000 autora narra cronologicamente a história de Israel e o surgimento do sionismo
Do fim do século 19 ao início dos anos 2000 autora narra cronologicamente a história de Israel

Lançado pela editora Paz e Terra, "Israel - Uma História" apresenta uma vasta análise sobre aspectos econômicos, sociais e culturais de Israel.

Na obra, Anita Shapira, uma das mais notáveis historiadoras da atualidade, apresenta em uma narrativa organizada cronologicamente, o surgimento do sionismo na Europa, no contexto das relações entre judeus, árabes, turcos e outros setores da Palestina sob o domínio otomano.

Indo além de falar sobre guerras e conflitos, a autora comenta também os motivos que levaram a essas guerras, fatos ocorridos em tempos de paz e alicerces culturais e ideológicos que permitiram a criação do Estado de Israel.

O livro toca em pontos sensíveis da história do país, como a destruição dos vilarejos árabes durante a guerra de 1948-1949, e analisa os desafios de construção da nação israelense, incluindo a imigração em massa, a modificação dos hábitos culturais, a política de guerra, a diplomacia mundial e a criação de instituições democráticas e de uma sociedade civil.

O relato começa com o surgimento do movimento sionista, ainda no século 19, e vai até os anos 2000. A autora utiliza mapas para ilustrar melhor as movimentações para o leitor. No fim do livro, deixa a sugestão de uma vasta bibliografia complementar para quem quiser se aprofundar ainda mais no tema.

Nascida em Varsóvia, na Polônia, Anita Shapira é professora emérita na Universidade de Tel Aviv. Internacionalmente aclamada, Shapira publicou estudos pioneiros sobre a história do sionismo, relações entre judeus e árabes e o Estado de Israel.

*

ISRAEL - UMA HISTÓRIA
AUTORA Anita Shapira
EDITORA Paz e Terra
QUANTO R$ 89,90 (preço promocional*)

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.

-

 
Voltar ao topo da página