Saltar para o conteúdo principal
 
05/07/2018 - 09h01

Djamila Ribeiro reflete sobre atuação e prática do feminismo negro em livro

da Livraria da Folha

Divulgação
Livro traz reflexões sobre episódios de racismo e experiência da autora como militante do movimento feminista negro
Livro traz reflexões sobre episódios de racismo e experiência da autora como militante do movimento feminista negro

Lançado pela Companhia das Letras, "Quem Tem Medo do Feminismo Negro" reúne uma série de reflexões da filósofa Djamila Ribeiro.

O livro traz um ensaio autobiográfico inédito e uma seleção de artigos publicados pela autora no blog da revista CartaCapital, entre 2014 e 2017.

No texto que abre o volume, Djamila resgata memórias de infância e adolescência para discutir o silenciamento que mulheres negras enfrentam ao longo da vida.

A autora fala sobre o contato que teve com obras de autoras que a fizeram ter orgulho de suas raízes e a partir daí promove em seus textos um diálogo com escritoras e pensadoras como Chimamanda Ngozi Adichie, bell hooks, Sueli Carneiro, Alice Walker, Toni Morrison e Conceição Evaristo.

Os demais artigos abordam temas como os limites da mobilização nas redes sociais, as políticas de cotas raciais e as origens do feminismo negro nos Estados Unidos e no Brasil.

Falam também sobre o aumento da intolerância às religiões de matriz africana e casos de racismos, suas repercussões e tratamentos midiáticos.

Episódios como o xingamento ao goleiro Aranha e ataques a celebridades como Maju Coutinho e Serena Williams também são alvos de análises.

Nascida em Santos, no litoral de São Paulo, em 1980, Djamila Ribeiro é mestre em filosofia política pela Unifesp e colunista on-line da revista CartaCapital e foi secretária-adjunta da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo.

Coordena a coleção Feminismos Plurais, da editora Letramento, pela qual lançou o livro "O que É Lugar de Fala?".

*

QUEM TEM MEDO DO FEMINISMO NEGRO?
AUTORA Djamila Ribeiro
EDITORA Companhia das Letras
QUANTO R$ 25,90 (preço promocional*)

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.

-

 
Voltar ao topo da página