Saltar para o conteúdo principal
 
04/08/2018 - 13h47

Bote a mão na massa com a receita de pão de gorgonzola e nozes

da Livraria da Folha

Quem consegue resistir ao cheirinho de pão recém-saído do forno, quentinho e crocante? Desde a infância, os pães fazem parte do dia a dia de muita gente, mas não é todo mundo que tem um forno profissional para preparar essas delícias em casa.

Foi pensando nisso que o especialista Éric Kayser escreveu o livro "Larousse dos Pães", um guia que apresenta 80 receitas tradicionais e contemporâneas de pães franceses e do mundo.

Em mais de 300 páginas ilustradas, o padeiro francês traz as melhores receitas e dicas preciosas para garantir o sucesso na hora de preparar um pão caseiro de fermentação natural. A receita de hoje é especial: pão de gorgonzola e nozes. Abaixo, confira o passo a passo.

Divulgação
Guia apresenta 80 receitas tradicionais e contemporâneas de pães franceses e do mundo
Guia apresenta 80 receitas tradicionais e contemporâneas de pães franceses e do mundo

*

Ingredientes

  • 500 g de farinha de trigo especial + 325 g de água a 20 °C
  • 100 g de levain líquido (ou 25 g de levain seco) + 5 g de fermento biológico fresco + 10 g de sal
  • 100 g de nozes picadas (10% do peso da massa)
  • 100 g de gorgonzola (10% do peso da massa)

Modo de preparo

SOVA À MÁQUINA Na tigela da batedeira, junte a farinha, a água, o levain líquido (ou seco), o fermento biológico e o sal. Bata por cinco minutos em velocidade baixa; depois, por mais dez minutos em velocidade alta. Ao terminar de sovar, misture as nozes.

SOVA MANUAL Em uma bancada ou tigela, despeje a farinha e abra uma cova grande no centro. Junte metade da água, o levain líquido (ou seco), o fermento biológico esfarelado e o sal. Misture, acrescente o restante da água e amasse até incorporar toda a farinha. Sove a massa até ficar macia e homogênea. Ao terminar de sovar, misture as nozes.

-

Forme uma bola com a massa e cubra com um pano de prato ligeiramente umedecido. Deixe crescer por uma hora e meia. Na metade desse tempo, trabalhe a massa; complete dobrando-a em dois. Ao final do tempo indicado, a massa terá dobrado de tamanho.

Enfarinhe a bancada. Divida a massa em quatro porções iguais (cerca de 280 g cada) e forme quatro bolas. Cubra com um pano de prato e deixe descansar por 15 minutos.

Corte o gorgonzola em tiras pequenas e estreitas. Para dar o formato final, achate uma bola de massa com a palma da mão. Distribua um quarto das tiras de gorgonzola sobre a superfície.

Dobre um terço da borda para o centro, e pressione-a com os dedos.

Em seguida, dobre a massa ao meio, no sentido do comprimento, e una as bordas com a base da mão. Enrole a massa com as mãos, alongando-as, até obter uma bisnaga de 20 cm de comprimento. Modele os outros pães.

Acomode os pães, com as emendas viradas para baixo, em uma assadeira forrada com papel-manteiga. Cubra com um pano de prato levemente umedecido e deixe crescer por uma hora.

Preaqueça o forno a 250 °C. Faça uma incisão de ponta a ponta em cada pão. Com um pincel ou borrifador de água, umedeça a superfície de cada pão. Leve ao forno por 18 minutos.

Retire os pães do forno e deixe-os sobre uma grade até esfriarem.

*

LAROUSSE DOS PÃES
AUTOR Éric Kayser
EDITORA Alaúde
QUANTO R$ 83,90 (preço promocional *)

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.

-

 
Voltar ao topo da página