Saltar para o conteúdo principal
 
08/08/2018 - 16h13

Tire dúvidas sobre o vegetarianismo em 'Alimentação Sem Carne'

da Livraria da Folha

Em "Alimentação Sem Carne", o médico vegetariano Eric Slywitch ensina todos os cuidados necessários ao aderir a uma alimentação sem carne.

Discutindo sobre nutrientes importantes e indispensáveis, ele desconstrói diversos mitos sobre a proteína da carne. Além disso, dá explicações detalhadas sobre como todos esses compostos agem no organismo e quais os efeitos do excesso e da falta de cada um deles.

Divulgação
Em livro, o médico vegetariano Eric Slywitch ensina os cuidados necessários ao aderir a uma alimentação sem carne
Em livro, o médico vegetariano Eric Slywitch ensina os cuidados necessários ao aderir a uma alimentação sem carne

Na introdução, o autor esclarece alguns conceitos para ajudar os leitores que estão pensando em aderir à dieta sem carne. Um dos pontos abordados por Eric Slywitch fala sobre os benefícios à saúde que a dieta vegetariana pode proporcionar.

"A alimentação vegetariana reduz em 31% as mortes por infarto em homens, na comparação com aqueles que comem carne. No caso das mulheres vegetarianas, a diminuição é de 20%", esclarece.

Outro ponto positivo da dieta é que o índice de mortalidade por doença cardíaca é menor nos vegetarianos em relação aos semivegetarianos. Os vegetarianos ainda têm redução de até 50% do risco de apresenta diverticulite, doença que atinge, principalmente, o intestino grosso.

Para quem tem dúvidas sobre a dieta vegetariana ser ou não adequada do ponto de vista nutricional, o autor explica que uma alimentação adequada é aquela que fornece todos os nutrientes necessários para a manutenção da saúde, sem falta nem excessos.

"Como em qualquer dieta, a adequação nutricional dependerá da escola dos alimentos que fornecem esses nutrientes", ressalta.

Com dúvidas sobre os tipos existentes de vegetarianos? O autor explica que, apesar das pequenas diferenças, todos eles têm dois pontos em comum: utilizar alimentos do reino vegetal e jamais ingerir carnes.

Os ovolactovegetarianos, por exemplo, não comem carne, porém aceitam o consumo de ovos e laticínios. Já os lactovegetarianos não comem carne nem ovo, mas ingerem laticínios. Os ovovegetarianos não comem carne, leite e laticínios, mas ingerem ovo. E o vegetariano estrito não come nenhum alimento derivado de animais.

Outra pergunta bastante frequente é sobre as restrições da dieta. Algumas pessoas pensam que o cardápio vegetariano é mais pobre por utilizar menos grupos alimentares, mas isso não passa de um mito.

"Os alimentos usados para a obtenção dos nutrientes em uma dieta vegetariana estrita são muitos mais diversificados do que os ingeridos normalmente por onívoros. Isso demonstra que a dieta vegetariana estrita não é restrita".

Vegetariano há mais de 20 anos, Eric Slywitch traz, em "Alimentação Sem Carne", dicas para montar uma dieta vegetariana que inclui os principais nutrientes e ajuda a prevenir doenças causadas ou agravadas por uma alimentação deficiente em vitaminas e minerais. Bom apetite!

*

ALIMENTAÇÃO SEM CARNE
AUTOR Eric Slywitch
EDITORA Alaúde
QUANTO R$ 41,90 (preço promocional *)

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.

-

 
Voltar ao topo da página