Saltar para o conteúdo principal
 
15/11/2011 - 13h00

Livro ensina regras da gramática em versos de cordel

da Livraria da Folha

Aprender algumas regras da língua portuguesa por meio das rimas da literatura de cordel. Essa é a proposta do livro "Lições de gramática em versos de cordel".

Divulgação
Versos de cordel ajudam a memorizar regras da língua
Versos de cordel ajudam a memorizar regras da língua

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Conheça nossa página no Facebook

O autor Janduhi Dantas, professor de cursinhos e pré-vestibulares em Patos (PB) é divulgador da literatura de cordel nas escolas em que trabalha. Ele começou a escrever poesia popular na adolescência, incentivado por seu irmão mais velho, que o levava às cantorias de viola que ocorriam na cidade e o estimulava a ler sua coleção de cordéis.

No seu livro, ele usa as sextilhas metrificadas para tirar dúvidas sobre fonologia, semântica, morfologia, sintaxe e também sobre o novo acordo ortográfico.

"Ao ler os versos de Janduhi, percebi que ele havia descoberto uma fórmula eficaz de tornar o estudo da gramática interessante e prazeroso e que, com sua poesia, nossos estudantes poderiam se interessar mais pelo estudo de nossa língua, pois em seus versos os conceitos gramaticais eram apresentados com clareza, ritmo e humor", escreve Ernani Terra, na apresentação da obra. Ele é um dos autores do livro "1001 Dúvidas de Português".

Veja um exemplo de um erro que até o ex-presidente Lula já cometeu :

Variar o termo menos
é erro crasso demais:
"Hoje havia menos gente"
"Elas estão menos más"
a palavra certa é menos,
não se diz menas jamais"

*

"Lições de Gramática em Versos de Cordel"
Autor: Janduhi Dantas
Editora: Editora Vozes
Páginas: 118
Quanto: R$ 18,61 (preço promocional*)
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques. Não cumulativo com outras promoções da Livraria da Folha. Em caso de alteração, prevalece o valor apresentado na página do produto.

 
Voltar ao topo da página