Saltar para o conteúdo principal
 
11/12/2012 - 20h30

Livro apresenta 'tudo o que se deve saber' sobre cultura geral

da Livraria da Folha

O título do livro "Cultura Geral: Tudo o que se Deve Saber" é bastante representativo sobre as pretensões da obra do filólogo e historiador Dietrich Schwanitz. Em quase 500 páginas, ele pretende fazer uma espécie de "resumo" dos principais tópicos da história, da literatura, da arte, da música, da filosofia e da ciência do velho continente.

Divulgação
Livro apresenta "tudo o que se deve saber" sobre cultura geral
Livro apresenta "tudo o que se deve saber" sobre cultura geral

Monte sua estante com livros de cultura inútil e curiosidades
Siga a Livraria da Folha no Twitter
Conheça nossa página no Facebook
Visite a estante dedicada às ciências humanas

O autor inicia a retrospectiva no chamado berço da civilização ocidental, a Grécia Antiga, com seus mitos e deuses, e que teve nos textos da "Ilíada" e da "Odisseia" o seu principal registro escrito. Do mesmo modo, é dedicada uma atenção especial à Bíblia e à influência que também este texto e os costumes de seus seguidores tiveram no desenvolvimento da cultura e do pensamento europeus.

Além de fazer uma breve recapitulação de cada período histórico, da Antiguidade aos anos 2000, são apresentados os principais escritores e as suas obras mais marcantes. Clássicos absolutos, como "A Divina Comédia", de Dante Alighieri, "Dom Quixote", de Miguel de Cervantes, "As Viagens de Gulliver", de Jonathan Swift, "Os Irmãos Karamázov", de Fiódor Dostoiévski, e "Ulisses", de James Joyce, entre outras, merecem destaque específico.

Grandes pensadores, de Descartes a Heidegger, passando por Rousseau e Hegel, também merecem seções próprias, onde se explica, de maneira acessível e concisa, o pensamento e a influência que tiveram na sociedade. As ideias de Karl Marx, de Sigmund Freud, da Escola de Frankfurt e mesmo de Albert Einstein não ficam de fora e também merecem uma análise mais detalhada.

Diferentemente da tradicional bibliografia que as publicações "sérias" costumam trazer, Schwanitz optou por apresentar duas listas: uma com "livros que mudaram o mundo" e outra com sugestões de leituras, recomendadas por oferecer panoramas consistentes e mais específicos em cada área.

O autor defende, no entanto, que o conhecimento de uma pessoa considerada culta tem o seu limite. Determinados assuntos, como reality shows, intrigas amorosas dos palácios europeus ou a escalação do time de futebol local são alguns temas que devem ser ignorados. Para evitar que os leitores incorram em erros deste tipo, são listados alguns dos assuntos "proibidos" na seção "O que Não Convém Saber". Afinal de contas, "também faz parte da cultura sabermos o que é que não devemos saber".

*

"Cultura Geral"
Autor: Dietrich Schwanitz
Editora: WMF Martins Fontes
Páginas: 520
Quanto: R$ 89,01 (preço promocional*)
Onde Comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou no site da Livraria da Folha"

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques. Não cumulativo com outras promoções da Livraria da Folha. Em caso de alteração, prevalece o valor apresentado na página do produto.

Texto baseado em informações fornecidas pela editora/distribuidora da obra.

 
Voltar ao topo da página