Saltar para o conteúdo principal
 
29/10/2011 - 09h00

Saiba como o dólar tomou o lugar do ouro

da Livraria da Folha

João Sayad, professor USP e ex-secretário de Finanças da prefeitura de São Paulo, conta a história da moeda norte-americana desde as conferências de Bretton Woods e como o dólar tornou-se o padrão financeiro internacional, lugar anteriormente ocupado pelo ouro.

Divulgação
Livro define o papel da moeda na economia e conta a história do dólar
Livro define o papel da moeda na economia e conta a história do dólar

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Veja lista de livros para se destacar no Folhainvest
Visite a estante dedicada aos negócios

"O Dólar", passa pela crise de 1973 e chega aos tempos atuais, com a globalização da economia e o euro.

Esclarece como é a organização do sistema de pagamentos internacional, como os exportadores esperam receber o pagamento de suas exportações, como os importadores brasileiros pagam aos fornecedores de outros países do mundo e como as empresas estrangeiras que operam no Brasil remetem lucros para seus países de origem.

Sayad apresenta os motivos pelos quais a moeda é aceita em diferentes países, ao passo que as moedas de outras economias igualmente fortes e prósperas, como o Japão, têm aceitação mais restrita.

O livro é parte da coleção "Folha Explica", série composta por mais de 80 volumes breves que abrangem de forma sintética diversas áreas do conhecimento. A finalidade é oferecer condições para que o leitor possa refletir sobre questões atuais por um preço acessível.

*

"Folha Explica O Dólar"
Autor: João Sayad
Editora: Publifolha
Páginas: 88
Quanto: R$ 15,12 (preço promocional*)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques. Não cumulativo com outras promoções da Livraria da Folha. Em caso de alteração, prevalece o valor apresentado na página do produto.

 
Voltar ao topo da página