Saltar para o conteúdo principal
 
25/11/2012 - 20h30

Companhias de seguro internacionais cobram mais de clientes obesos

da Livraria da Folha

Divulgação
Livro explica o que é e alerta para cuidados com a obesidade
Livro explica o que é a obesidade e alerta para os cuidados com o peso

Companhias internacionais de seguro, principalmente as norte-americanas, calculam o custo do seguro baseando-se no índice de massa corpórea. Caso o cliente seja obeso, o valor pago é maior.

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Conheça nossa página no Facebook
Visite a estante dedicada à saúde

Essa prática é comum desde o fim da década de 1970. As tabelas simplificadas apresentam falhas, pois não levam em consideração índice de gordura. Porém, do ponto de vista fisiológico, a obesidade é considerada uma doença.

Em 1985, o NIH (National Institute of Health) --órgão norte-americano equivalente ao Ministério da Saúde-- concluiu que a obesidade influi na incidência de outras doenças graves, reduzindo a longevidade e a qualidade de vida.

"A Obesidade", escrito por Ricardo Cohen e Maria Rosária Cunha, enumera as principais formas de tratamento, explica as vantagens das dietas e esclarece quando há necessidade de procedimentos medicamentosos ou cirúrgicos.

O volume é parte da coleção Folha Explica, uma série de livros que abrangem temas atuais e diversas áreas do conhecimento.

Saiba como calcular o IMC (índice de massa corpórea), referencial mais aceito pela comunidade científica. O trecho abaixo foi extraído do exemplar.

Atenção: o texto reproduzido abaixo mantém a ortografia original do livro e não está atualizado de acordo com as regras do Novo Acordo Ortográfico. Conheça o livro "Escrevendo pela Nova Ortografia".

*

CÁLCULO DO ÍNDICE DE MASSA CORPÓREA

Ele corresponde ao peso da pessoa, em quilos, dividido por sua altura, em metros, elevada ao quadrado:

IMC = peso (em kg) / altura 2 (em metros)

Quando o resultado dessa divisão fica entre 19 e 25, diz-se que o indivíduo é normal. Entre 26 e 30, diz-se que há sobrepeso e, acima de 30, obesidade. É internacionalmente aceito que pessoas com IMC maior que 39 são obesas graves, ou obesas mórbidas.

Assim, se alguém atingiu um IMC de 30, cuidado! Problemas sérios estão à vista, requerendo mudanças de estilo de vida. O assunto é sério.

*

"A Obesidade"
Autores: Ricardo Cohen e Maria Rosária Cunha
Editora: Publifolha
Páginas: 96
Quanto: R$ 16,00 (preço promocional*)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques. Não cumulativo com outras promoções da Livraria da Folha. Em caso de alteração, prevalece o valor apresentado na página do produto.

Texto baseado em informações fornecidas pela editora/distribuidora da obra.

 
Voltar ao topo da página