Homossexualidade surge na criança entre 4 e 5 anos, diz psicólogo; ouça
WILLIAM MAGALHÃES
Colaboração para a Livraria da Folha
Reprodução |
![]() |
"Garoto Rebelde" aborda a homossexualidade nas crianças |
"A sexualidade da criança é muito diferente da sexualidade do adulto. Nas crianças ela está mais direcionada para o toque, para a curiosidade. É diferente da dos adultos, mais direcionada para a penetração, por exemplo", afirma a psicólogo João Batista Pedrosa em entrevista à Livraria da Folha.
Especialista em casos homossexuais, Pedrosa é autor do livro "Segundo Desejo" (Iglu, 2006) e de "Garoto Rebelde - Surgimento da Homossexualidade na Criança".
Segundo o autor, os primeiros indícios da homossexualidade surgem na infância, por volta dos 4 e 5 anos. Para compor o livro, Pedrosa realizou uma pesquisa com dez homossexais em 2008, levantando o histórico do comportamento sexual por meio de um método chamado memória autobiográfica. Seus clientes relacionavam os fatos a determinados acontecimentos que se lembravam.
Conheça a estante GLS da Livraria da Folha
A ideia do livro é provar que a homossexualidade, assim como a heterossexualidade, possui uma origem genética. Um dos depoimentos colhidos pelo psicólogo é o de um rapaz que aos 3, sentia-se atraído e ficava excitado quando via os pelos na perna do avô. Outro paciente relata que aos 6 anos gostava de apalpar as bundas e o pênis de outros coleguinhas na escola.
No podcast, o psicólogo dá dicas para pais que se deparam com uma aparente homossexualidade dos filhos e não sabem muito bem o que fazer diante da situação. Para Pedrosa, os pais devem tratar o tema com naturalidade e afirma que muitas vezes a preferência por brincadeiras caracterizadas como do sexo oposto não indica necessariamente um indício de homossexualidade.
Pedrosa, que também é colunista do site "A Capa", portal de notícias voltado ao público gay, inclui em seu livro um capítulo sobre a bissexualidade. De acordo com o psicólogo, a bissexualidade está mais para um comportamento sexual atípico do que para uma orientação sexual. Isto porque menos de 2% dos pesquisados se consideram bissexuais.
Divulgação | ||
![]() |
||
O psicólogo João Batista Pedrosa autor dos livros "Segundo Desejo" e "Garoto Rebelde" |
Leia mais
- Comentário: Livrarias demoram a sair do armário e deixam de "esconder" estante GLS
- Pênis grande bomba estante GLS em junho (com conteúdo de nudez gay)
- Capa da "Veja", estudante gay ajuda a montar estante para sair do armário
- Após descobrir um filho gay, há fase de luto, diz autora de "Mãe Sempre Sabe?"
- Casos jurídicos com gays dependem um pouco da sorte, alerta advogada
- "Tirando a Farda" traz contos sobre militares gays (com linguagem erótica explícita)
Especial
Livraria