Saltar para o conteúdo principal
 
12/11/2011 - 17h00

Café desperta interesse de livros com histórias e receitas da bebida

da Livraria da Folha

Divulgação
Historiadora revela percurso e influência do grão no Brasil
Historiadora revela percurso e influência do grão no Brasil
Shutterstock
Uma xícara de café faz parte do desejejum de muitas pessoas
Café faz parte do desejejum de muitas pessoas

Mesmo com um aroma quase irresistível, há quem não goste do sabor amargo do café. Com açúcar, pingado, só adoçante ou puro. São diversas as maneiras de se apreciar a característica bebida (e que ganha cada vez mais novas variantes com os profissionais conhecidos como baristas).

Embora os espaços gourmets destinados exclusivamente à apreciação do café estejam apenas amadurecendo nos últimos anos, a literatura especializada dedica faz algum tempo longas linhas sobre o respeitável grão.

"História do Café", da historiadora Ana Luiza Martins, retrata com muitos detalhes o percurso, a importância e a influência da semente na história brasileira. A descoberta no Oriente, o status de uma época reinante e a consequente paixão nacional (ao lado da cerveja e do futebol) que passa por botecos até os restaurantes mais elegantes das cidades.

Divulgação
Receitas com café que fogem do tradicional caracterizam obra
Receitas com café que fogem do tradicional caracterizam obra

O livro "Café" tem a proposta de ser um guia para apreciadores. E isso significa responder às perguntas mais comuns sobre a bebida. O "curso básico" ensina a degustar o café, como comprar o melhor produto e quais são as melhores formas de preparo.

As obras "Dicionário Gastronômico Café com suas Receitas" e "Eu Amo Café", desdobram-se em ensinar tudo. Teoria e prática. Além de abordarem os fatos históricos e a importância dos grãos, também explicam sobre a produção e, mais importante, apresentam diversas receitas à base de café. E não se engane, há sugestões das mais inusitadas que fogem do tradicional chantili. Por exemplo, você já tomou café com champanhe?

Os livros também pincelam as pesquisas a respeito do café e saúde, apontando os efeitos nutricionais positivos que a bebida pode trazer ao corpo, como o combate à depressão.

Uma variedade de sabores, aromas e imagens para inspirar os apreciadores, baristas e futuros comerciantes da prestigiada bebida nomeada café.

 
Voltar ao topo da página