Saltar para o conteúdo principal
 
16/09/2011 - 21h00

Livros trazem receitas assinadas por grandes nomes da gastronomia

da Livraria da Folha

Ter um nome de respaldo por trás de qualquer projeto é de suma importância para o sucesso. Isso vale também para a culinária. Afinal, quem melhor do que um chef profissional para elaborar uma receita?

Para a chegada da estação mais quente, Nigella Lawson, chef britânica que conquistou o mundo com seus programas de TV, apresenta receitas práticas, gostosas e leves em "Nigella Verão" (Ediouro, 2010). Entre os pratos, estão saladas, sopas frias, massas, peixes e sobremesas geladas.

"Um Chef para as Quatro Estações" (Ediouro, 2010), como o nome sugere, também acompanha o mote dos diferentes climas do ano. Na obra, Gordon Ramsay, conhecido no Brasil pela série "Hell's Kitchen", exibida pelo canal pago GNT, combina seus ingredientes preferidos em receitas ideiais para a primavera, o verão, o outono e o inverno.

Divulgação
Renomados chefs e cozinheiros apresentam receitas deliciosas e falam sobre a arte da gastronomia
Renomados chefs e cozinheiros apresentam receitas deliciosas e falam sobre a arte da gastronomia

Já em "Dez x 10" (Leyla, 2010), Carla Pernambuco, chef do restaurante Carlota, divide suas receitas em dez categorias rias: finger foods; chef em casa, com pratos fáceis de fazer, mas não menos elaborados para o paladar; pratos étnicos; e sobremesas provocantes, entre outras.

O chef francês que apresenta o programa "Que Marravilha", da GNT, apresenta suas experiências gastronômicas em "Receitas Preferidas do Chef Claude Troisgros" (Larousse, 2007). Ele explora a adaptação da culinária europeia ao clima, ao paladar e aos produtos brasileiros, exaltando a diversidade de ingredientes.

Jamie Oliver, por sua vez, optou por desbravar as fronteiras entre o junk food e a comida de verdade nos Estados Unidos. Em "A América de Jamie Oliver" (Editora Globo, 2010), ele visita as casas das pessoas e aprende deliciosas e variadas receitas.

Aos amantes do tradicional, não pode faltar "Ofélia o Sabor do Brasil" (Melhoramentos). O clássico traz receitas típicas brasileiras, servindo de guia aos que estão dando os primeiros passos na cozinha e de fonte de inspiração àqueles que já se consagraram no fogão.

 
Voltar ao topo da página