Saltar para o conteúdo principal
 
03/11/2011 - 21h00

Relembre a obra de Bob Kane, o criador de Batman

da Livraria da Folha

Em 1939, embalado pelo sucesso do alienígena Superman --que surgiu um ano antes--, Bob Kane (1915-1998) foi chamado para criar um novo herói. O personagem recebeu a contribuição de Bill Finger (1914-1974) e estreou na 27ª edição da revista "Detective Comics". Kane morreu no dia 3 de novembro, há 13 anos.

Divulgação
Inspirado pelo Superman, Bob Kane resolveu, em 1939, dar vida ao homem-morcego
Inspirado pelo Superman, Bob Kane resolveu, em 1939, dar vida ao Homem-Morcego

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Conheça nossa página no Facebook
Monte sua estante com histórias do Batman
Visite a página dedicada ao mundo dos quadrinhos
Confira os games do Homem-Morcego

Quando criança, Bruce Wayne, identidade secreta do Homem-Morcego, viu seus pais serem assassinados. Movido pela vingança e pelo desejo de impedir que sua história se repetisse, o menino dedicou a vida para aprimorar suas habilidades. Tornou-se, assim, o maior detetive do mundo, uma mistura de Zorro e Sherlock Holmes.

O jovem companheiro colorido, Robin, foi criado em 1940 para produzir empatia nos leitores e aliviar o clima sombrio do quadrinho. A relação da dupla dinâmica levantou suspeita sobre a sexualidade dos personagens, desconfiança que ainda existe.

Para os fãs, Batman é um símbolo de força de vontade, coragem, inteligência e dedicação, um humano entre "deuses". Segundo os críticos, ele é o protetor da propriedade e da moral, um herói burguês a serviço da ideologia capitalista.

"Batman", DC Comics/Reprodução
Em Gotham City, Batman é um dos personagens da DC em cidades imaginárias
Batman nos telhados de Gotham City, cidade fictícia da DC Comics
 
Voltar ao topo da página