Saltar para o conteúdo principal
 
07/11/2010 - 22h22

Livro de R$ 9,99 "traduz" termos e jargões da economia; aprenda alguns

da Livraria da Folha

Divulgação
Manual de economia com verbetes que abrangem termos e jargões
Manual de economia com verbetes que abrangem termos e jargões

"Economia sem Mistério" (Publifolha, 2005) é um manual destinado aos que desejam entender o chamado "economês", título assinado por Matthew Bishop, jornalista que escreve há mais de dez anos sobre o assunto.

O volume traz termos como dumping, bens de prestígio, canibalizar, cleptocracia, comportamento aleatório, curva em J, custo de oportunidade, desigualdade, diferença de rentabilidade, dumping, eficiência X, espírito animal, falácia do "monte de trabalho", filas, homem econômico, ilusão monetária, entre outros.

Publicados originalmente revista inglesa "The Economist", os textos esclarecem os fundamentos da economia, teorias e principais ideias. Conheça, abaixo, alguns verbetes. As expressões em letra maiúscula correspondem a outros verbetes que constam do livro.

Visite a estante dedicada à economia

Atenção: o texto reproduzido abaixo mantém a ortografia original do livro e não está atualizado de acordo com as regras do Novo Acordo Ortográfico. Conheça o livro "Escrevendo pela Nova Ortografia".

*

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

Ações (Shares) - TÍTULOS financeiros que conferem propriedade parcial de uma companhia. Por colocarem seu CAPITAL em risco ao entregá-lo à administração da companhia para que esta conduza os negócios, os acionistas têm direito a uma parte da receita, depois de cumpridas as outras obrigações. Esse dinheiro é pago em forma de DIVIDENDOS, embora a maioria das empresas retenha uma parcela da receita residual para INVESTIMENTO. Os acionistas têm direito a voto, até para eleger os diretores da companhia. As ações podem ser negociadas nos MERCADOS FINANCEIROS públicos ou guardadas como capital fechado em PRIVATE EQUITY.

Amortização (Amortisation) - Abatimento ou pagamento de um empréstimo em prestações. Um exemplo é a hipoteca de uma residência, amortizada por meio de pagamentos mensais que, após um período preestabelecido, cobrem o valor do empréstimo mais JUROS. Em empréstimos não amortizáveis, o tomador paga apenas juros durante o período do empréstimo e depois restitui a quantia total.

Canibalizar (Cannibalise) - Comer gente é errado. Comer o próprio negócio pode não ser. As FIRMAS costumavam relutar a lançar produtos e SERVIÇOS que competissem com o que elas já tinham, pois o novo abocanharia (canibalizaria) seu negócio existente. Todavia, na economia atual, inovadora e cheia de tecnologia, a vontade de canibalizar é vista mais como boa coisa. Isso porque a INOVAÇÃO costuma assumir a forma do que os economistas chamam destruição criativa (veja SCHUMPETER), pela qual um produto novo e superior acaba com o mercado dos produtos existentes. Nesse ambiente, a melhor linha de ação para as empresas de sucesso que não querem perder o próprio negócio mercado para concorrentes com uma inovação talvez seja realizar elas mesmas a destruição criativa.

Federal Reserve - O BANCO CENTRAL dos Estados Unidos. Criado em 1913 e conhecido como Fed, o sistema Federal Reserve divide o país em 12 distritos, cada qual com um banco regional. Esses são supervisionados pelo conselho do Federal Reserve, composto de sete diretores instalados na capital nacional, Washington. A POLÍTICA MONETÁRIA é decidida pela Comissão Federal de Mercado Aberto.

Política monetária (Monetary policy) - As diretrizes adotadas pelo BANCO CENTRAL para controlar OFERTA DE MOEDA e, portanto, controlar DEMANDA. A política monetária visa OPERAÇÕES DE MERCADO ABERTO, ENCAIXE COMPULSÓRIO e alteração na taxa de JURO de curto prazo (a TAXA DE REDESCONTO). A política monetária é um dos principais instrumentos da POLÍTICA MACROECONÔMICA e companheira da POLÍTICA FISCAL, e é mais difícil do que parece aplicá-la bem.

Valor total de mercado (Market capitalisation) - O valor de mercado das AÇÕES de uma companhia: o PREÇO oficial da ação multiplicado pelo número de ações que a empresa emitiu.

*

"Economia sem Mistério"
Autor: Matthew Bishop
Editora: Publifolha
Páginas: 288
Quanto: R$ 9,99 (preço promocional)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página